Carregando...

Alerta!

logo Samu de Apucarana moderniza sistema de rádio - Notícias - AN Notícias Samu de Apucarana moderniza sistema de rádio - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 17 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da Morte de Benjamin Franklin - Dia de São Roberto - Dia do Judô - Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária -
13/08/2018 10h36

Samu de Apucarana moderniza sistema de rádioCentral de regulação conta agora com rádio de comunicação digital que agiliza o atendimento das ocorrências

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Já está funcionado no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Apucarana um novo Sistema de Rádio de Comunicação Digital com um moderno recurso que agiliza o atendimento das ocorrências em Apucarana e Arapongas. Cada uma das três ambulâncias que operam nos dois municípios conta agora com GPS permitindo que os operadores da Central de Regulação visualizem numa tela a localização de cada uma delas.

O investimento para modernizar a Central de Regulação foi realizado com recursos próprios do município. “Com esse recurso é possível deslocar a ambulância que se encontra mais próxima do novo chamado na central de regulação. Portanto, é possível agilizar o atendimento das ocorrências. Chegar mais rápido aumenta as chances de salvar vidas”, avalia a enfermeira Priscila Vieira Salviatto, coordenadora do Samu, informando que somente em Apucarana o SAMU 192 realiza uma média de 30 atendimentos ao dia.

Em operação em Apucarana desde 29 de novembro de 2004, atualmente o Samu 192 tem abrangência regional, atendendo a uma população superior a 350 mil pessoas. As centrais de regulação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Apucarana e do Samu Regional Centro Norte são responsáveis pelo atendimento de 17 municípios do Vale do Ivaí.

“São cerca de 60 profissionais, entre o Samu Apucarana e Central de Regulação de Urgência Centro Norte., compreendendo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores socorristas, radioperadores, pessoal administrativo e da limpeza”, relata a enfermeira Priscila Vieira Salviatto, coordenadora do Samu.

O prefeito Beto Preto destaca que atualmente a população de Apucarana e região contam com atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar, através do SAMU, “muito bem estruturado, com profissionais capacitados em todas as funções e uma frota de ambulâncias com a manutenção em dia.”

Além de Apucarana, os municípios atendidos pela regional do Samu são Cambira, Califórnia, Novo Itacolomi, Rio Bom, Marilândia do Sul, Faxinal, Mauá da Serra, Borrazópolis, Grandes Rios, Arapongas, Sabáudia, Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Marumbi, Kaloré e São Pedro do Ivaí. Os dois municípios maiores – Apucarana e Arapongas – são servidos por três ambulâncias cada, sendo duas com serviço básico e uma de avançado. Outras duas unidades básicas servem aos municípios de Faxinal e Jandaia do Sul. “Nossa central de regulação está preparada para atender toda a região, deslocando o serviço, seja ele básico ou avançado, onde for necessário”, conclui enfermeira Priscila.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana