Carregando...

Alerta!

logo Sanepar continua com captação emergencial em Apucarana - Notícias - AN Notícias Sanepar continua com captação emergencial em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Chimarrão e Churrasco - Dia de S. Fidelis - Dia do Agente de Viagem - Dia do Operador de Triagem e Dia do Boi -
19/03/2021 06h25

Sanepar continua com captação emergencial em ApucaranaPrincipal fonte de captação da cidade, o Rio Caviúna não pode ser utilizado

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Sanepar continua sem poder captar água no Rio Caviúna em Apucarana em função do acidente ambiental que há um mês compromete a qualidade da água. O lançamento irregular de resíduos no rio, que é responsável por 70% da produção de água da Sanepar na cidade, obrigou a companhia a utilizar o sistema emergencial, com a captação de água no rio Pirapó.

Técnicos da Sanepar e do Instituto Água e Terra (IAT), órgão estadual de controle ambiental, estão acompanhando o trabalho de limpeza e recuperação da área que deu origem ao problema, porém a situação ainda não foi resolvida pelo agente poluidor.

Por questão de segurança e garantia de controle de qualidade, o abastecimento em Apucarana segue na dependência da vazão limitada do Rio Pirapó, que é uma fonte emergencial, e do sistema de poços existente.  Por isso, é muito importante a população adotar hábitos de uso econômico e consumo racional da água.

“Temos operado com um déficit de 10 litros por segundo sem o Caviúna. A população precisa nos ajudar, pois o consumo está elevado e, nos dias quentes, registra-se despressurização nos pontos mais altos e distantes do centro de reservação”, resume o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi.

ENTENDA O CASO – A Sanepar suspendeu a utilização do Rio Caviúna no dia 18 de fevereiro, quando técnicos identificaram mudanças no aspecto da água captada neste manancial. Seguindo protocolo de gestão de crise e os critérios de segurança operacional, passou-se a captar água no Pirapó. Diversas ações de órgãos ambientais e de autoridades de Apucarana e Arapongas foram tomadas para a mitigação dos danos ao manancial, porém sem avanços importantes.

A partir de vistorias e monitoramento do manancial, a Sanepar avalia que ainda não há condições ambientais favoráveis à retomada da captação de água no Caviúna, neste momento.

Fonte: AN Notícias com Sanepar