Carregando...

Alerta!

logo Saúde de Apucarana alerta sobre casos de sarampo - Notícias - AN Notícias Saúde de Apucarana alerta sobre casos de sarampo - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

31/10/2018 11h08

Saúde de Apucarana alerta sobre casos de sarampoAutarquia Municipal de Saúde reforça chamamento para população de até 49 anos se vacinar

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O crescente número de casos de sarampo no Brasil leva mais uma vez a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana a realizar um chamamento para população a manter em dia o calendário da vacina contra a doença. De acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, até dia 22 de outubro, 2.425 casos da doença foram confirmados no Brasil, sendo 2 mil no Amazonas e 332 em Roraima.

O terceiro estado com maior ocorrência da doença é o Rio Grande do Sul, com 43 casos confirmados. “Este fato nos deixa em alerta e temos o dever de reiterar a necessidade da vacinação para evitar que o sarampo chegue ao nosso estado, a nossa região”, afirma o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

Casos isolados da doença também foram confirmados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (19), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), no Distrito Federal (1) e em Sergipe (4).

Ainda, segundo o Ministério da Saúde, estão confirmadas 12 mortes por sarampo no Brasil (4 em Roraima, 6 no Amazonas, e 2 no Pará). “A situação da doença é preocupante, portanto peço aos pais que mantenham a vacinação dos seus filhos em dia. O apelo também é direcionado a adultos, de até 49 anos, para que busquem a proteção contra o sarampo”, destaca o prefeito Beto Preto.

O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, explica que a vacina Tríplice Viral, contra caxumba, rubéola e sarampo, deve ser tomada aos 12 meses de vida e um reforço aos 15 meses. No entanto, considerando aqueles que não foram imunizados dentro do que estabelece o calendário nacional de vacinação, o Ministério da Saúde orienta aos adultos de até 49 anos a também se vacinar contra o sarampo.

“Estamos fazendo um chamamento aos pais para que não deixem de levar seu filho para tomar a vacina ao completar 12 meses, ao mesmo tempo orientamos aos adultos, de até 49 anos que se dirijam as Unidades Básicas de Saúde onde receberá a orientação se deve ou não se imunizar”, reforça diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta

De acordo com Kaneta, a rede pública de saúde no município, através das Unidades Básicas de Saúde, disponibiliza ininterruptamente, a vacina contra o sarampo para população que ainda não está com o número de doses recomendado pelo Programa Nacional de Imunização.

Sintomas 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, e corrimento do nariz e posteriormente manchas avermelhadas no corpo.

Prevenção

As crianças devem tomar duas doses da vacina combinada contra rubéola, sarampo e caxumba (tríplice viral). A primeira, com um ano de idade; a segunda dose aos 15 meses. Os adolescentes e adultos de até 49 anos também devem tomar a vacina tríplice viral caso não tenham sido imunizados na infância, ou seja, aos 12 meses e 15 meses.

Transmissão

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana