Carregando...

Alerta!

logo Saúde de Apucarana concorre a prêmio estadual - Notícias - AN Notícias Saúde de Apucarana concorre a prêmio estadual - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
20/10/2018 10h00

Saúde de Apucarana concorre a prêmio estadualTrabalho na área odontológica foi selecionado para o 1º Prêmio Léo Kriger de Excelência em Saúde Bucal

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Depois de três conquistas estaduais neste ano, a saúde de Apucarana tem mais um trabalho selecionado para concorrer a um prêmio estadual. Trata-se do 1º Prêmio Léo Kriger de Excelência em Saúde Bucal, que vai acontecer no dia 22 de novembro em Curitiba.

O concurso que visa reconhecer e premiar os resultados alcançados por profissionais dentro do Projeto de Tratamento Restaurador Atraumático (ART), lançado no ano passado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A experiência inovadora do projeto ART foi colocada em prática pela dentista da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Caroline Toledo, da Unidade Básica de Saúde do Valdecir de Paula, no Jardim das Flores, sob a supervisão do coordenador do departamento de odontologia, Cesar Verona. “A implementação dessa técnica no tratamento da doença cárie, no âmbito da saúde pública, vem obtendo bons resultados, em especial pela grande aceitação e adesão da população”, afirma Caroline.

O trabalho desenvolvido por Caroline dentro dos critérios do projeto ART passou por uma pré-seleção a cargo da regional de saúde e macrorregional de saúde para concorrer ao prêmio no próximo dia 22.

Conforme é destacada no projeto da SESA, o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) tem se mostrado efetivo no controle da doença cárie. A técnica do ART baseia-se na remoção de tecido cariado por meio de instrumentos cortantes manuais e preenchimento das cavidades com ionômero de vidro. O objetivo é remover a dentina infectada, evitando remover a dentina afetada, passível de reorganização. Pelo fato de não se utilizar anestésico local, alta rotação e isolamento absoluto, essa técnica apresenta grande aceitação pelos pacientes.

A aplicação do ART tem vantagens como:

Ser um programa de baixo custo, que faz uso de instrumentos manuais baratos e de fácil manejo, sem o emprego de eletricidade, nem de equipamento especial; Remover apenas tecido cariado, o que gera pequenas cavidades e a preservação de tecido dentário sadio; Minimizar o uso de anestésico local, por limitar o aparecimento da dor; O material restaurado empregado possibilita a união ao tecido dentário; A liberação do fluoreto do Cimento de Ionômero de Vidro (CIV) pode prevenir o aparecimento de lesões secundárias. Tem a união de tratamentos curativos e preventivos em um só procedimento; A restauração danificada é facilmente reparável; Por não fazer uso de motor e sugador, pode ser considerada uma técnica de fácil aceitação por adultos e crianças; Diminui tanto o estresse do paciente como do profissional;

 

Resultado esperado

*Diminuir o indicador de exodontia (extração do dente)

*Diminuir o encaminhamento para a atenção secundária (média complexidade como tratamento de canal, entre outros).

*Aumentar a adesão ao tratamento de gestantes e crianças

 

Prêmios da saúde

Em julho deste ano a saúde de Apucarana conquistou três prêmios de nível estadual. O projeto “Visita Guiada” de grávidas ao Hospital da Providência Materno Infantil foi selecionado em primeiro lugar entre os 21 projetos do Paraná apresentados na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizada durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Outros dois trabalhos do Programa de Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana ficaram entre os vencedores do 3º Prêmio Inova Saúde Paraná. Os trabalhos de Apucarana conquistaram o primeiro e segundo lugares dentro do eixo “Modelos, redes de atenção e gestão do cuidado em saúde”. O premiado em primeiro lugar foi “Intersetorialidade como estratégia de promoção de saúde: Projeto Rua da Ação”. O segundo lugar dentro do mesmo eixo ficou com o trabalho “Sistema rizomático de gestão: qualificação profissional para a integralidade da saúde do idoso em Apucarana.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana