Carregando...

Alerta!

logo Saúde de Apucarana recebe “Selos Bronze” - Notícias - AN Notícias Saúde de Apucarana recebe “Selos Bronze” - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 22 de Setembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Contador - Dia da Banana - Dia da Juventude - Dia da Defesa da Fauna - Dia do Ciclista - Dia dos Amantes -
10/03/2018 04h47

Saúde de Apucarana recebe “Selos Bronze”Outras 19 UBSs da região conquistaram a premiação da Sesa, em reconhecimento à qualidade do atendimento

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Vinte e três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre elas quatro de Apucarana, de oito municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde foram protagonistas hoje (9) da “Cerimônia de Entrega de Selo de Qualidade Bronze e Prata”. Realizada no Clube 28 de Janeiro, com a presença do secretário de estado da saúde, Michele Caputo, a premiação do Governo do Estado é uma forma de reconhecimento às UBSs, através de suas equipes da atenção primária, que se destacaram pela qualidade do atendimento prestado à população em 2017.

Para receber a qualificação, as unidades básicas passaram por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura física e processos de trabalho. As quatro UBSs certificadas de Apucarana foram a Rodrigo Yoshi, da Vila Apucaraninha; Ana Maria Pepato, do Jardim Trabalhista; Bolivar Pavão, do Jardim América; e Osvaldo Damim, do Lago Jaboti.

Também foram certificadas com “selo bronze” uma UBS de Rio Bom; uma de Mauá da Serra, uma de Faxinal, seis de Arapongas e seis de Jandaia do Sul. Duas unidades de saúde, no entanto, conquistaram o “selo prata”, uma de Karolé e uma de Novo Itacolomi.

O evento contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de saúde e suas respectivas equipes de saúde certificadas. “Fazemos questão da presença das profissionais das unidades que trabalharam com determinação para alcançar esta meta. Agradeço a vocês que estão na base do atendimento público de saúde e encararam este desafio de serem protagonistas deste belo trabalho nas unidades em que atuam”, disse Caputo.

Prefeito anfitrião da cerimônia, Beto Preto destacou que a premiação “representa o trabalho de vocês e por isso a importância de saudá-los. Tenho certeza que esse trabalho de qualificação que está sendo feito no estado do Paraná tende a buscar cada vez mais espaço. Hoje Apucarana participa deste evento com a conquista de quatro selos bronze, mas não vamos medir esforços para que essa qualificação certificada chegue a todas nossas unidades de saúde”, afirmou Beto Preto.

O prefeito também classificou de virtuoso o trabalho realizado pelo secretario Caputo à frente da pasta da saúde. “Quero ressaltar sua dedicação ao Sistema Único de Saúde, nossa região do Vale do Ivaí deve muito a você”, declarou Beto Preto.

O superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro, cita alguns e dos itens avaliados para obtenção do Selo Bronze. “Entre muitos aspectos da estrutura física da UBS analisados pelos técnicos da SESA estão às condições de acessibilidade, fluxo de atendimento e sinalização. Mas são avaliados principalmente os processos de trabalho como a classificação e identificação de fatores de risco clínico em diabéticos, hipertensos e gestantes, visando à adoção de intervenção imediata”, exemplifica Viana.

METODOLOGIA – Através de uma metodologia baseada no conceito de tutoria APSUS, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde acompanham, orientam e prestam consultoria às equipes das unidades que aderem ao projeto. Implantada em 2014, a iniciativa já está presente em 312 municípios, beneficiando 902 postos de saúde.
O processo de avaliação da tutoria verifica o cumprimento de mais de 100 itens de qualidade para a obtenção dos selos. Equipes das regionais de saúde visitam as unidades de saúde das cidades da sua respectiva área de abrangência para avaliar os serviços.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens