Carregando...

Alerta!

logo Saúde em Apucarana realizou 1,3 mil exames do colo uterino - Notícias - AN Notícias Saúde em Apucarana realizou 1,3 mil exames do colo uterino - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
20/04/2016 07h08

Saúde em Apucarana realizou 1,3 mil exames do colo uterinoAtividades foram executadas no mês de março, em comemoração ao Dia da Mulher

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Durante o mês de março, a rede de atenção básica da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana desenvolveu uma campanha junto às mulheres, com vistas à realização de exames preventivos de câncer de colo uterino e mamografia, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 daquele mês. E os resultados foram expressivos, mostrando a preocupação das mulheres com a saúde. Conforme o relatório divulgado hoje (19/04) pela Estratégia de Saúde da Família, foram realizados 1.328 exames de colo de útero e 453 mamografias, além de 843 exames clínicos de mama (auto-exame). Foram ainda registradas 65 primeiras coletas, envolvendo mulheres menores de 25 anos.

O coordenador da Estratégia Saúde da Família, enfermeiro Amós Leandro Antunes, explicou que “o exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença”. Ele enalteceu a postura das pacientes que procuraram as unidades de saúde para a realização dos exames programados. “Quando diagnosticada na fase inicial, as possibilidades de cura da doença alcançam a 100%”, relata o enfermeiro.

No tocante ao câncer de mama, ele é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O coordenador lembrou que não existe uma causa definida para esta doença, mas existem algumas situações de risco, como ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade após a menopausa e exposição à radiação ionizante (tipo de radiação presente na radioterapia e em exames de imagem como raios X, mamografia e tomografia computadorizada), além do tabagismo. Quanto à prevenção, o enfermeiro diz que “de modo geral, baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis”.

SINTOMAS – No caso do câncer de colo do útero, é uma doença de desenvolvimento lento que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

Com respeito ao câncer de mama, a principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor. O nódulo está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outros sinais e sintomas são: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas, detectados pela mulher quando da realização do auto-exame.

NÚMEROS – O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), estima que ainda este ano serão detectados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil; e 16.340 novos casos de câncer de colo do útero.


 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana