Carregando...

Alerta!

logo Saúde forma 20 terapeutas comunitários em Apucarana - Notícias - AN Notícias Saúde forma 20 terapeutas comunitários em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 15 de Dezembro de 2017

SAIBA MAIS

Dia do Esperanto - Dia de São Mesmim - Dia do Jardineiro - Dia do Amigo Secreto e Dia do Jornaleiro -
03/10/2017 02h17

Saúde forma 20 terapeutas comunitários em ApucaranaEntrega de certificados da capacitação de 240 horas foi realizada hoje, na Toca do Lago

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O atendimento de Terapia Comunitária oferecido na rede pública de saúde de Apucarana vai ganhar um  incremento a partir da formatura de 20 novos terapeutas comunitários, realizada hoje (29) na Toca do Lago, no Parque Jaboti. O evento foi marcado por homenagens e apresentação de números apontando que durante o estágio prático da capacitação foram realizados 5 mil atendimentos em cerca de 20 locais de diferentes bairros da cidade.

Oferecido pela AMS, o curso de 240 horas iniciou em novembro de 2016. Entre os profissionais da saúde que receberam hoje o certificado de terapeutas comunitários estão enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas,  educadores físicos e agentes comunitários de saúde.

“A capacitação desses profissionais irá intensificar o trabalho de terapia comunitária que já vem sendo desenvolvido na rede básica de saúde de Apucarana. Atualmente, o atendimento é ofertado em cerca de 20 locais, que vão além das Unidades Básicas de Saúde. Temos roda de terapia comunitária em salão paroquial e mesmo em uma escola da rede municipal, com alunos do 4º ano”, detalha o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

As rodas terapias acontecem com freqüência variada, podendo ser uma vez por semana, a cada quinze dias e mesmo mensalmente. Um programa do Ministério da Saúde integrado a Atenção Básica de Saúde, a “Terapia Comunitária Integrativa” é uma prática coletiva que visa criar e fortalecer os laços sociais. É um espaço de acolhimento que favorece a troca de experiências entre as pessoas.

Sempre conduzida por um terapeuta comunitário, a terapia comunitária é desenvolvida em formato de roda. A partilha de experiências favorece o resgate da identidade, da auto-estima e da auto-confiança, promovendo redes solidárias de apoio.

“Cada participante tem a oportunidade de falar de suas inqueitações, na maioria dos casos relacionada a conflitos familiares, como álcool, droga, prisão de algum membro da família, estress, depressão, entre outros”, explica Maria Solange de Oliveira Lima, uma das coordenadora da Terapia Comunitária da AMS.

O Curso de Formação de Terapeuta Comunitário foi ministrado por Graça Martini, autora do livro “Dinâmicas de Grupos Jogos Relacionados”. Graça Martini é pedagoga, psicopedagoga, doutora em Terapia de Família e Casal e Terapeuta Comunitária. É membro-fundadora da Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (ABRATECOM), e, atualmente, presidente da Associação, durante o mandato 2017 a 2019. Ministra cursos na área de Terapia Comunitária em todo Brasil.

A formatura foi prestigiada pelo secretário municipal de governo, Othoniel Gonçalves, representando o prefeito Beto Preto; vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Emídio Bachiega; vereadora Márcio Sousa; entre outras autoridades da área da saúde.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens