Carregando...

Alerta!

logo Secretária de Educação leva experiência de Apucarana à maior feira de ensino da América Latina  - Notícias - AN Notícias Secretária de Educação leva experiência de Apucarana à maior feira de ensino da América Latina - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 16 de Outubro de 2018

SAIBA MAIS

Dia Mundial da Alimentação - Dia da Ciência e da Tecnologia - Dia de São Geraldo Magela - Dia do Eletricista -
10/05/2018 12h32

Secretária de Educação leva experiência de Apucarana à maior feira de ensino da América Latina Comunidade educacional reunida no encontro conhece educação integral implantada no município

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes,? foi convidada a dar uma palestra? n?a 25ª edição do congresso Bett Educar, realizado ?entre de 8 e 11 de maio, em São Paulo. Ela falou sobre “Os pilares da Educação Integral” e apresentou ao público, hoje (9), os bons resultados alcançados por Apucarana na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, que tornaram o município referência na educação pública no Paraná e no Brasil.

O congresso Bett Educar é o maior encontro de educação e tecnologia da América Latina. Anualmente, reúne mais de 200 empresas nacionais e internacionais, cerca de 30 startups do setor e 17 mil participantes da comunidade educacional, que se buscam inspiração, discutem o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de educadores e estudantes.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, assinala a importância da participação da secretária no Congresso Bett Educar. “Desde que assumiu a presidência da seccional paranaense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), ?a professora Marli tem levado a experiência de Apucarana para todo o país. É gratificante ver nossa cidade envolvida nas principais discussões acerca do tema Educação.”

A professora Marli Fernandes ressalta a estrutura necessária para que a educação integral, tema de sua palestra, seja bem sucedida. “A ampliação da jornada escolar?, apenas, ?não garante ensino de qualidade aos alunos. É preciso que os gestores pensem também na concepção de educação que será adotada, construam um currículo que contemple as competências necessárias à formação integral do cidadão, diversifiquem a merenda escolar e revisem a estrutura predial das unidades de ensino que vão abrigar os estudantes por, no mínimo, sete horas diárias.”

Apucarana vem investindo ?nos pilares que sustentam a educação integral. Desde 2013, a Autarquia Municipal de Educação adota a Pedagogia Histórico-Crítica como norteadora do processo de ensino-aprendizagem. Os currículos das 60 unidades educacionais foram unificados após ampla reflexão realizada pelos professores. Os alunos fazem três refeições diárias nas escolas, e 80% dos alimentos disponíveis na merenda são provenientes da agricultura familiar. A prefeitura investiu mais de R$ 31 milhões na reforma e ampliação dos prédios escolares.

Como consequência, Apucarana tem nota 7,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e os alunos da rede municipal são destaque frequente nas mais diversas olimpíadas de conhecimento.

“Nós estávamos procurando histórias bem sucedidas de Educação Integral aplicada quando a experiência de Apucarana chegou até nós. No século XXI, o mundo exige que as pessoas tenham uma formação global para que possam se inserir socialmente e produtivamente. Parabéns à cidade de vocês por essa iniciativa tão bem avaliada,” afirmou a coordenadora de conteúdo do Congresso Bett Educar, Vera Cabral.

Professora Marli Fernandes dividiu o palco com a assessora da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Valeria de Souza, que descreveu o Programa de Ensino Integral desenvolvido, nessa unidade federativa, junto aos alunos dos anos finais do ensino fundamental.

A programação Bett Educar foi acompanhada ainda pela superintendente geral da Autarquia Municipal de Educação, Ana Paula Cunha Barreira; os coordenadores pedagógicos Élida Fenato, Geizebel Rodrigues e Claudemir Ockner; e os assessores Adriana Bassaco, Mônica Costa, Eloi de Souza e Josias Pinto.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens