Carregando...

Alerta!

logo Semana do Microempreendedor tem início em Apucarana - Notícias - AN Notícias Semana do Microempreendedor tem início em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
03/05/2016 07h00

Semana do Microempreendedor tem início em ApucaranaInteressados poderão agendar consultorias nas áreas de planejamento, finanças e marketing

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Assim como acontece nacionalmente, Apucarana intensificará nos próximos dias as atividades voltadas aos pequenos empreendedores. Foi aberta nesta segunda-feira (02/05), a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que se estenderá até sexta-feira. Neste período, além de palestras e oficinas, os interessados poderão agendar consultorias nas áreas de planejamento, finanças e marketing.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, em parceria com o escritório local do Sebrae, e a abertura da semana aconteceu na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Lapa, ao lado do prédio da Prefeitura. “Segundo dados do IPEA, a retração do PIB no Brasil só não foi pior por causa da atuação das microempresas. Em Apucarana, nós temos 3.700 MEIs ativos e pretendemos fomentar ainda mais esse setor”, ressalta Moacir Salve, superintendente municipal de Indústria e Comércio.
Entre as ações desenvolvidas para alcançar esse objetivo estão a ampliação do quadro funcional. “Nós já capacitamos mais uma funcionária e, assim que o Sebrae abrir novas linhas, vamos capacitar outro profissional para que a sala não feche nem no horário do almoço. Assim, haverá duas pessoas atendendo a população constantemente”, frisa.

Beatriz Poletto, consultora do Sebrae, afirma que as palestras que integram a Semana do MEI  vão acontecer no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, enquanto o serviço de consultoria é prestado na Sala do Empreendedor. Neste espaço, os microempreendedores receberão uma série de orientações, que vão desde a formalização de empresas até a declaração anual do MEI cujo prazo vence no dia 31 de maio. “Temos profissionais especializados para orientar em questões de abertura do negócio, formalização e registro de CNPJ como também a parte de financiamento”, cita a consultora do Sebrae.

Bete Berton, supervisora do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, relatou a experiência das mulheres que participam da iniciativa. “Elas são incentivadas a abrir e formalizar o negócio. Nós já tivemos um case de sucesso em que três mulheres se conheceram na rede, montaram um empreendimento e estão gerando renda. Nós buscamos fazer todo o caminho, capacitando e depois encaminhando as empreendedoras para fazer o MEI”, ilustra Bete Berton.

PROGRAMAÇÃO - Na terça-feira, haverá a oficina Sei Controlar Meu Dinheiro com o consultor Sidebel Serrato, na quarta está programada a Oficina Sei Vender, com o consultor Rodrigo Martins, e na quinta haverá a palestra sobre o MEI, com Débora Farias. “As oficinas vão acontecer no período das 19 às 23 horas. Já a palestra vai ocorrer das 19 às 21 horas”, informa Beatriz, reforçando que essa programação terá por local o salão Nobre da Prefeitura de Apucarana.

Já a consultoria especializa está sendo oferecida  na Sala do Empreendedor,  mediante prévio agendamento. “Nesta segunda temos a consultoria na área de planejamento, na terça a financeira e na quinta a consultoria de marketing”, finaliza a consultora do Sebrae. 
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana