Carregando...

Alerta!

logo Seminário debate programa municipal de fruticultura - Notícias - AN Notícias Seminário debate programa municipal de fruticultura - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
24/06/2016 07h05

Seminário debate programa municipal de fruticulturaEvento teve palestras sobre as culturas de maracujá, uva, figo, goiaba e morango e sobre técnicas de manejo do solo, além de debates e a inscrição para novas adesões ao programa

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A Secretaria Municipal da Agricultura de Apucarana, em parceria com a Emater, promoveu nesta quinta-feira (23/06) o 3º Seminário de Alternativas de Diversificação e Geração de Renda na Propriedade Rural.

O evento, realizado na Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Apucarana (AFAP), debateu o programa de fruticultura, desenvolvido em Apucarana desde 2014. Durante o seminário foram apresentados os primeiros resultados da iniciativa, que já soma uma área de 43 hectares e distribuiu 5 toneladas de frutas para a merenda escolar.

Além de produtores e técnicos do setor agrícola, estiveram presentes na abertura do evento o prefeito de Apucarana, Beto Preto, o vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), Mário Bezerra, e o gerente regional da Emater, Cristóvão Ripol. Representando o Legislativo, participaram do ato os vereadores Mauro Bertoli e Aurita Bertoli.

O seminário contou com palestras sobre as culturas de maracujá, uva, figo, goiaba e morango e sobre técnicas de manejo do solo, além de promover debates e a inscrição para novas adesões ao programa de fruticultura e também para a fertilização do solo. “Lançamos o programa para colher resultados no horizonte de 3 anos, porém a iniciativa está alcançando êxito antes desse prazo. Já foram entregues 5 toneladas de frutas para o setor de merenda escolar do município, entre goiaba, uva, banana e maracujá”, frisa Beto Preto, acrescentando que o programa está permitindo um salto de qualidade na alimentação escolar.

Beto Preto afirma que o seminário é um momento para avaliar as atividades desenvolvidas até o momento e definir as ações que serão implementadas visando à consolidação e expansão da iniciativa. “Lançamos este programa em uma época de vazio de investimentos neste setor e após uma geada que trouxe enormes prejuízos, especialmente na cultura do café. Esta ação deve ser perene, não apenas uma iniciativa de um secretário ou de um prefeito. Deve ser uma política municipal, por isso devemos fortalecer os debates, abrindo espaço para a participação e dando o devido valor à palavra dos agricultores”, manifesta Beto Preto.

O secretário municipal de Agricultura, Sérgio Luiz Porto, afirma que o período de maior produtividade das mudas frutíferas ocorre, dependendo da espécie, entre 3 e cinco anos após o plantio. “Em 2014, iniciamos a distribuição do calcário e do fosfato natural, juntamente com as mudas de uva, figo, goiaba, morango, banana, maracujá, manga e caqui. Hoje, já temos uma área de 43 hectares e cerca de 300 produtores envolvidos. A nossa intenção agora é expandir o programa com a distribuição de outras espécies”, pontua Porto.

O secretário municipal de Agricultura também destaca o pioneirismo e a ousadia de Apucarana. “Conhecemos no Brasil municípios que incentivam a produção de uma determinada espécie, como de uva por exemplo, mas o incentivo ao cultivo de tantas espécies ao mesmo tempo somente Apucarana oferece”, salienta Porto, que foi convidado pelo chefe regional da Seab a conhecer o Circuito das Frutas, em Campinas (SP), uma iniciativa que agrega produção e turismo. 
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana