Carregando...

Alerta!

logo Seminário planeja maior apoio ao Turismo Religioso no Paraná  - Notícias - AN Notícias Seminário planeja maior apoio ao Turismo Religioso no Paraná - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

24/11/2015 04h00

Seminário planeja maior apoio ao Turismo Religioso no Paraná O Paraná conta com 80 santuários e eventos que mantêm ativo o turismo religioso

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Com objetivo de fortalecer o segmento do turismo religioso no Estado, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e a Bancada Paranaense na Câmara Federal realizaram nesta segunda-feira (23/11), no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o Seminário Políticas Públicas para a Cultura e Turismo Religioso no Paraná. Além da senadora, o encontro contou com a participação do deputado federal João Arruda (PMDB-PR), líder da bancada, dos deputados estaduais Professor Lemos e Tadeu Veneri, de prefeitos e vereadores do interior do estado, e de representantes do Ministério do Turismo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por Apucarana, acompanharam os debates o coordenador municipal de Turismo Religioso, Mário Felipe Rodrigues, e a turismóloga municipal Samara Oscar.

“Vários assuntos importantes foram expostos neste seminário, tendo em vista a viabilização de mais recursos, criação de uma rota e uma agenda para o segmento no estado”, pontuou Mário Felipe. Ele frisa que Apucarana, como cidade polo de uma grande região, possui forte vocação e vem se estruturando ano a ano no setor de turismo religioso. “O fortalecimento do setor na cidade é uma determinação do prefeito Beto Preto e está em sintonia com os objetivos expostos neste seminário”, diz o coordenador.

O Paraná conta com 80 santuários e eventos que mantêm ativo o turismo religioso, como a Festa do Rocio, em Paranaguá. Em 15 dias de celebração, a cidade do litoral recebe cerca de 500 mil pessoas. A cidade de Apucarana também se destaca com seus parques temáticos religiosos e a Festa Nacional de Santo Expedito, que anualmente atrai milhares de fiéis. Além da Festa de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, a Rota da Fé, em Campo Mourão, do Rosário, em Jacarezinho, a Festa das Brotas, em Piraí do Sul, a Festa do Divino Espírito Santo, em Guaratuba, entre outras.

Segundo o Ministério do Turismo, 17 milhões de pessoas viajam todos os anos no país por motivos religiosos, sendo 10 milhões excursionistas, que passam o dia no local, e 8 milhões que visitam e pernoitam na cidade. “E o Paraná tem que se tornar uma grande referência nesse setor. Temos vários municípios com potencial de crescer mais. Nós precisamos investir no turismo religioso para fortalecer nossa economia”, aponta o deputado federal João Arruda.

Idealizadora do seminário, a senadora Gleisi Hoffmann conta que o evento surgiu a partir de reuniões junto aos órgãos em Brasília. “Fomos buscar caminhos para melhorar o turismo religioso no Paraná. Foi então que o Ministério do Turismo se prontificou a vir aqui fazer uma reunião com os coordenadores de prefeituras, igrejas e santuários para começarmos a definir um roteiro e programar de forma planejada uma infraestrutura para o setor. E nesta primeira reunião, também com representantes do Governo do Estado, visamos iniciar este planejamento para melhorar o turismo religioso no Paraná”, disse a senadora. Segundo ela, o Paraná possui vários destinos religiosos. “Com apoio do governo federal e da bancada, vamos unir esforços para que essa atividade seja feita de maneira mais organizada e planejada. Afinal, estamos falando de um turismo limpo e sustentável, que contribui com a economia, o desenvolvimento das cidades e a cultura de paz”, destacou Gleisi.

Segundo a senadora, a bancada paranaense vai propor um projeto de lei para que santuários reconhecidos pelos municípios possam receber recursos diretamente do governo federal, além de destinar emendas para melhorar a infraestrutura desses locais. “O seminário foi o primeiro passo, a partir de agora, vamos nos estruturar para que no próximo ano já tenhamos ações concretas”, concluiu Gleisi Hoffmann.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana