Carregando...

Alerta!

logo Sindicato discute demandas de servidores em Apucarana - Notícias - AN Notícias Sindicato discute demandas de servidores em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

13/01/2017 02h51

Sindicato discute demandas de servidores em ApucaranaReunião também serviu para o início de uma negociação

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana e Região – Marilândia do Sul e Rio Bom (Sindspa) realizou nesta quinta-feira (12/01), no gabinete municipal, a primeira reunião do ano com o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

O diálogo, que se tornou mensal desde que a atual diretoria sindical assumiu os trabalhos, em meados de 2015, teve uma breve interrupção no último trimestre do ano passado, devido imposições da lei eleitoral. “Nesta ocasião viemos para cumprimentar o prefeito pela reeleição e, ao mesmo tempo, dar sequência à discussão das demandas do funcionalismo. Por ocasião das eleições municipais, muitas reivindicações ficaram represadas e outras foram aparecendo, pois o sindicato não parou, continuamos nosso trabalho normalmente”, explicou André Joaquina, presidente do Sindspa.

Entre as demandas apresentadas ao prefeito estão reivindicações de funcionários do pátio de máquinas, das autarquias de Educação, Saúde e Serviços Funerários. “Em geral, os servidores estão bem satisfeitos com o atual gestor, que também tem sempre nos atendido com cordialidade e procurado dar atendimento às demandas apresentadas”, declarou o sindicalista.

Com a proximidade da data-base para reajuste de vencimentos e remuneração dos servidores efetivos das administrações direta e indireta, prevista em lei para o mês de fevereiro, a reunião também serviu para o início de uma negociação. “Na realidade não viemos a esta agenda com a intenção de já apresentar uma proposta, até porque temos que esperar o fechamento do índice de inflação de janeiro, mas com a abertura dada pelo prefeito conversamos algo a respeito e assim que tivermos um entendimento mais concreto, iremos informar. Não adianta lançarmos índices agora, gerar expectativas aos servidores, pois seriam apenas cogitações, mas acredito que já a partir da próxima reunião poderemos chegar a um acordo a ser anunciado oficialmente”, ponderou Joaquina.

O compromisso de continuidade do “diálogo aberto” com o sindicato foi renovado pelo prefeito Beto Preto. “A prefeitura se mantém disponível para as reuniões mensais e outras agendas que se fizerem necessárias com o Sindspa. Tenho feito uma gestão de valorização dos servidores e, neste novo mandato, não será diferente”, disse. Entre as ações de gestão, Beto lembrou da política de melhoria das condições de trabalho, atualização salarial anual, pagamento em dia das obrigações trabalhistas e concessão dos avanços funcionais e licenças-prêmio, bem como outros direitos negados pelas gestões que o antecederam.

Com relação à data-base da categoria, Beto fez um relato do panorama atual. “Estamos em um período em que registramos uma acentuada queda da arrecadação municipal. O final de 2016 foi salvo graças aos recursos da “repatriação”, mas neste ano não teremos mais esta fonte. O FPM também está vindo menor, além de termos todos os meses grande desgaste com o pagamento de precatórios trabalhistas de ações que herdamos, cujas parcelas mensais saltaram de 1% para 3,6% da Receita Corrente Líquida do Município. Mas diante de tudo, isto fica aqui o meu desejo de poder avançar dentro de um quadro que possa ser suportado pelo município de modo a atender a todos os servidores”, disse o prefeito. O índice inflacionário oficial de 2016, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou em 6,29%.

Presenças – Além do prefeito Beto Preto e do presidente do Sindspa, André Joaquina, participaram da reunião pela prefeitura o secretário Municipal de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior, a superintendente de Recursos Humanos, Rosmeire Rivelini, o procurador-jurídico Dr. Paulo Sérgio Vital e o superintendente de Relações com a Comunidade, Laércio Morais. Já pelo Sindspa, também colaboraram com o debate o diretor-financeiro Hermes Machado e a advogada Fabiana Gonçalves. Os servidores da Câmara Municipal de Vereadores foram representados pelo procurador-jurídico Dr. Petrônio Cardoso.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana