Carregando...

Alerta!

logo Técnico inicia produção de vinho com uvas do Programa Terra Forte  - Notícias - AN Notícias Técnico inicia produção de vinho com uvas do Programa Terra Forte - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Chimarrão e Churrasco - Dia de S. Fidelis - Dia do Agente de Viagem - Dia do Operador de Triagem e Dia do Boi -
25/12/2017 09h39

Técnico inicia produção de vinho com uvas do Programa Terra Forte Implantando em maio de 2014, o “Terra Forte” é direcionado aos agricultores familiares de Apucarana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O secretário Municipal da Agricultura, José Luiz Porto, e o técnico agrícola da prefeitura, Marco Aurélio Bertasso, apresentaram ao prefeito Beto Preto um exemplar do primeiro lote de vinho produzido com uvas do Programa Municipal Terra Forte. A agenda aconteceu nesta sexta-feira (22/12), no gabinete municipal. “É o programa avançando, gerando mais oportunidades aos produtores que se interessarem em diversificar ainda mais a economia de suas propriedades”, destacou o prefeito.

A produção é de responsabilidade do técnico Marco Aurélio Bertasso que, juntamente com o outro técnico municipal, Luiz de Faveri, em janeiro deste ano participou de um curso na EMBRAPA de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A espécie utilizada na fabricação é a “bordô” e o tipo de vinho produzido é o tinto seco. “Estamos iniciando, até o momento foram apenas 80 litros, mas o desejo é aprimorar a cada nova produção e também diversificar os tipos”, disse Bertasso, que desde o início do programa presta consultoria aos produtores que receberam mudas de uva. A fabricação é feita na propriedade rural de sua família. “O método utilizado é o colonial e como resultado temos um vinho 100% natural, livre de qualquer composto químico”, diz.

O secretário José Luiz Porto, assinala que tanto Bertasso, quanto o técnico Luiz de Fáveri estão à disposição dos agricultores. “O produtor interessado em saber mais sobre como produzir vinho ou suco de uva na produção podem entrar em contato conosco, que eles concedem toda a assessoria, gratuitamente”, destaca.

Implantando em maio de 2014, o “Terra Forte” é direcionado aos agricultores familiares de Apucarana, disponibilizando insumos como calcário e fosfato natural reativo para fertilização do solo e mudas frutíferas de qualidade para expansão da fruticultura no município. “A contrapartida dos produtores que aderem ao programa não é monetária. O retorno do investimento é dado ao município proporcionalmente em frutas, que enriquecem o cardápio das crianças e alunos das creches e das escolas municipais, bem como de entidades sociais”, lembra o prefeito Beto Preto. Os agricultores recebem toda a assistência técnica por parte da Prefeitura de Apucarana, que promove manhãs de campo, cursos, seminários, viagens de estudo.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana