Carregando...

Alerta!

logo “Terra Forte” atinge 50 toneladas de alimentos para merenda escolar em Apucarana - Notícias - AN Notícias “Terra Forte” atinge 50 toneladas de alimentos para merenda escolar em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
14/06/2017 12h29

“Terra Forte” atinge 50 toneladas de alimentos para merenda escolar em ApucaranaPrograma já implantou oito variedades de frutas e deve ser ampliado neste ano

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Agricultura e o Programa Terra Forte, já recebeu dos agricultores familiares, que aderiram à iniciativa, mais de 50 toneladas de alimentos, entre frutas e hortaliças, produzidas no período de junho de 2016 a junho de 2017. A contrapartida do Município foi a entrega de lotes de calcário, fosfato e mudas frutíferas.

O programa vem se desenvolvendo gradativamente e de maneira satisfatória, contribuindo para enriquecer a alimentação escolar com uva, goiaba, banana, morango, maracujá e figo. Também chegam às escolas legumes e hortaliças, além de outras frutas dos produtores, como pagamento pelos insumos e mudas recebidas do “Terra Forte”.

O secretário de agricultura, José Luiz Porto, estima que o Município ainda tem a receber da agricultura familiar nos próximos meses, cerca de 70 toneladas de frutas e hortaliças. Ele lembra que o programa nasceu do apelo das próprias crianças, ao então candidato a prefeito, o médico Beto Preto. “Isso aconteceu durante as suas andanças nos bairros e vilas da cidade, quando as crianças pediam por frutas no cardápio da merenda escolar”, relata Porto.

O prefeito Beto Preto assinala que, atualmente, dentro do projeto, estão implantadas oito variedades de frutas e mais duas (abacate e atemóia) devem ser incluídas nos próximos meses. “Além das mudas frutíferas, temos planejada a distribuição de mais seiscentas toneladas de calcário aos produtores, com o objetivo de corrigir o solo e assegurar uma boa fertilização e produção”, anuncia o prefeito.

Segundo ele, a meta é diversificar a produção, criando uma nova alternativa de renda à agricultura familiar. “Ao mesmo tempo, vamos continuar recebendo lotes de frutas e hortaliças para incrementar a alimentação das crianças nas escolas municipais”, comenta Beto Preto.

A equipe da Secretaria da Agricultura, conforme frisa o secretário José Luiz Porto, faz questão de agradecer a todos os produtores que acreditaram e firmaram parceria com a prefeitura, por meio do Programa Terra Forte. “Também expressamos nossos agradecimentos às nutricionistas Jaqueline de Oliveira, Laryssa Kapasi e Deise Figueiredo, que integram o Departamento de Merenda Escolar, da Autarquia Municipal de Educação (AME) e que completam essa parceria de sucesso”, conclui Porto.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana