Carregando...

Alerta!

logo Trajeto do transporte coletivo recebe melhoria asfáltica em Apucarana - Notícias - AN Notícias Trajeto do transporte coletivo recebe melhoria asfáltica em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
14/05/2016 07h01

Trajeto do transporte coletivo recebe melhoria asfáltica em ApucaranaInvestimentos fazem parte de um pacote de R$3 milhões, com recursos do caixa próprio da prefeitura

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Ruas por onde passam os ônibus do transporte coletivo de passageiros, que transportam cerca de 30 mil pessoas todos os dias, estão sendo revitalizadas com investimentos da Prefeitura de Apucarana.
 
O primeiro bairro a receber a melhoria é o Jardim Catuaí. Os trabalhos, na modalidade micro revestimento, estão sendo executados nas ruas Rosa Zacarias, Mário Mitsuo Tamya e Itemerata dos Santos, totalizando cerca de 10 mil metros quadrados.
 
O prefeito Beto Preto salienta que os investimentos fazem parte de um pacote de R$3 milhões, com recursos do caixa próprio da prefeitura, que estão reservados para execução de até 300 mil metros quadrados de micro revestimento. “Em março deste ano assinamos o registro de preços, válido por 12 meses, e vamos priorizar trabalhos que beneficiem o trajeto do transporte coletivo”, reforça o prefeito.
 
A empresa vencedora do processo e responsável pela execução é a Asfaltopav - Serviços de Pavimentação Ltda., de Cambé. “A empreitada no Jardim Catuaí devem ser concluída nesta próxima semana e aí devemos seguir para o Núcleo Habitacional Adriano Correia, também executando melhorias no trajeto do ônibus”, informou Eduardo Mendonça, diretor do Departamento Municipal de Obras e fiscal de campo dos serviços.
 
O micro revestimento asfáltico a frio com emulsão modificada por polímero é indicado para rejuvenescimento e impermeabilização de superfícies asfálticas desgastadas, que apresentem porosidade ou fissuras. “Sua indicação é ideal para vias que ainda apresentem uma base boa”, esclarece Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras. Ele explica que o micro revestimento contratado é o mesmo que foi aplicado recentemente pela Viapar na Avenida Curitiba, entorno da Praça Rui Barbosa e outras vias urbanas que fazem parte da sua concessão.
 
Entre suas vantagens, em relação à lama asfáltica, está o tempo de secagem. Enquanto a lama demora até 48 horas, o micro revestimento tem tempo médio de cura de apenas uma hora e trinta minutos. “Você aplica pela manhã e na parte da tarde já pode liberar para o trânsito”, explicou Moreno. De acordo com ele, as ruas que recebem o micro revestimento ganham entre quatro e seis anos de vida útil.
 
Além do Jardim Catuaí e do Núcleo Adriano Correia, está previsto no cronograma a recuperação com micro revestimento asfáltico de ruas nos jardins América, Ponta Grossa, Trabalhista, núcleos João Paulo I e Afonso Camargo, Vila Nova, Parque Bela Vista, entre outros.