Carregando...

Alerta!

logo Três UBS de Apucarana não possuem salas de vacinas - Notícias - AN Notícias Três UBS de Apucarana não possuem salas de vacinas - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
27/04/2016 07h51

Três UBS de Apucarana não possuem salas de vacinasDiante da situação, Autarquia de Saúde decidiu não realizar a vacinação nestes locais

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O Departamento de Epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana confirmou hoje (26/04), que três UBS – João Mariotto (Vila Formosa), Júlia Reczkowski (Marcos Freire) e Ruth Eugênio da Silva (Vale Verde) - não estão realizando a vacinação contra a gripe H1N1, pois quando da construção não houve previsão de implantação da sala de vacina.

Diante desta situação, a AMS decidiu não realizar a vacinação nestes locais, orientando a população a procurar a unidade de saúde mais próxima. Entretanto, todas estarão abertas no sábado (30/04) quando ocorre o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1, atendendo os moradores de bairros adjacentes. Ainda hoje, relatório atualizado mostra que mais de nove mil pessoas foram imunizadas em Apucarana nos dois primeiros dias da campanha.

O vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, explicou que a implantação das salas de vacinas depende de requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “São necessários espaços físicos adequados, que não foram previstos quando das construções em administrações anteriores, comprometendo o atendimento à população”, relata Bachiega.

Ele acrescenta que existem outras questões a serem contempladas, como o cadastramento dos locais junto à Secretaria de Estado da Saúde, determinando o enfermeiro técnico responsável pelas instalações. “Temos pessoal técnico, mas não temos as dependências nas unidades”, frisa o vice-presidente.

Mesmo com estas três situações, a campanha de vacinação está transcorrendo normalmente em Apucarana. “Com a chuva, tão esperada, houve uma diminuição no número de pessoas nas unidades de saúde, mas nada que compromete o andamento da campanha”, acrescenta o vice-presidente.

Bachiega confirmou que 9.290 pessoas foram imunizadas nos dois primeiros dias da vacinação em Apucarana. Ele lembrou que a UBS Bolivar Pavão, arrombada na madrugada de segunda-feira, atende normalmente, o mesmo acontecendo na UBS Eros Pacheco, com a solução de um problema técnico na geladeira.
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana