Carregando...

Alerta!

logo Vacinação contra a gripe é regularizada em Apucarana - Notícias - AN Notícias Vacinação contra a gripe é regularizada em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
09/05/2018 03h24

Vacinação contra a gripe é regularizada em ApucaranaRegional de Saúde repassa amanhã cerca de 10 mil doses à Autarquia de Saúde

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Apucarana estarão com seu estoque de vacina contra a gripe regularizado até o final da tarde de amanhã (8). A informação da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) está baseada na programação da 16ª Regional de Saúde de realizar, já no período da manhã desta terça-feira, a distribuição do segundo lote das doses aos municípios da sua área de abrangência.

“A previsão é de Apucarana receber 10 mil doses nesta remessa e nossa equipe vai repassar imediatamente às UBSs para voltar a imunizar a população regularmente”, informa o prefeito Beto Preto

A saúde de Apucarana começou a registrar falta parcial da vacina na quarta-feira da semana passada. O desabastecimento ocorreu por um curto período devido à logística de distribuição fracionada das doses já prevista dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, explica que a distribuição fracionada das doses da vacina já é prevista. “O Ministério da Saúde passa as doses para Secretaria de Estado da Saúde, que repassa para as regionais de saúde e que, por sua vez, entregam para os municípios através das autarquias e secretarias municipais de saúde”, explica Luciano Pereira, lembrando que o desabastecimento por um curto período de tempo ocorreu também nas campanhas dos anos anteriores.

“O importante, conforme histórico de campanhas passadas, é que nenhuma pessoa dos grupos prioritários ficou sem a vacina e ainda foi possível estender a imunização para outras faixas etárias da população”, observa Luciano Pereira.

A vacina contra a gripe estará disponível de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16h30, em nas 23 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. Apenas cinco não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos. A imunização também está sendo oferecida na Escola da Gestante para mulheres grávidas e puérperas.

O período oficial da Campanha Nacional Contra a Gripe se estende até 1º de junho, enquanto o Dia D de mobilização nacional em 12 de maio, no próximo sábado.

A meta em Apucarana é imunizar 38.857 pessoas. O público-alvo prioritário da campanha contra a Influenza é o mesmo das campanhas anteriores, ou seja, crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes;  puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos;  povos indígenas;  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;  trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior).

Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais, para as quais mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Quanto aos professores será necessário apresentar uma declaração com carimbo e assinada pelo diretor do estabelecimento de ensino. A escola poderá solicitar a declaração no setor de epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde. Mais informações pelo telefone 3162-303.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana