Carregando...

Alerta!

logo Vacinação de grávidas e crianças não atinge meta em Apucarana - Notícias - AN Notícias Vacinação de grávidas e crianças não atinge meta em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 08 de Maio de 2024

SAIBA MAIS

Dia da Cruz Vermelha Internacional - Dia da Vítória - Dia do Pintor e do Artista Plástico - Dia do Marketing -
14/05/2016 06h58

Vacinação de grávidas e crianças não atinge meta em ApucaranaMais de 31 mil pessoas passaram pelas UBS para receberem a vacina

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, através do Departamento de Epidemiologia, registrou baixo índice de vacinação de grávidas e crianças, atingindo até ontem (12/05), os percentuais de 51,22% e 72,97%, respectivamente.

Há a expectativa de que na última semana – vacinação termina dia 20 – o índice de 80% seja alcançado. Por outro lado, os índices para idosos (87,75%), puérperas (81,8%) e trabalhadores da saúde (81,6%) superaram as metas previstas. Houve, ainda, o registro de 9,7 mil doentes crônicos vacinados. Há, ainda, mais de 300 pessoas – presos e funcionários do sistema prisional – a serem imunizadas.

A coordenação da campanha de vacinação em Apucarana mostra preocupação com o volume baixo de vacinação entre as grávidas, principalmente. O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, lembra que “as gestantes estão nos chamados grupos prioritários do Ministério da Saúde”.

Ele acrescenta que “as gestantes ficam mais suscetíveis a infecções, como gripes e resfriados, devido a um mecanismo do organismo que baixa ligeiramente as defesas imunológicas para não haver rejeição ao feto. Por isso há risco maior de complicações”.

Da mesma forma, esclarece Kaneta, está a criança menor de cinco anos e que necessita da vacina. “As crianças, nesta faixa etária, tem a vacinação como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, alerta ele, salientando que muitas crianças ainda necessitam da segunda dose.

Assim, complementa, reiteramos a necessidade dos pais levarem seus filhos para a vacinação no decorrer da semana, bem como as grávidas, pois a campanha termina na sexta-feira, dia 20 em todo o País.

NÚMEROS – Mas enquanto existe preocupação com grávidas e crianças, a Autarquia Municipal de Saúde comemora os números já alcançados entre as demais integrantes dos grupos de risco. Tomando por base os registros do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação em Apucarana superou a meta de imunizar 35.530 pessoas, correspondendo a 80% da população de risco.

Entre os idosos foram imunizados 13.856 pessoas, sendo a maioria – 4.084 – na faixa etária de 60 a 64 anos. Compareceram ainda 184 puérperas aos locais de vacinação; 5.646 crianças; 721 gestantes; 1.780 trabalhadores de saúde; 331 em tratamento quimioterápico; 33 indígenas; 3.704 doentes respiratórios crônicos; 4.138 cardíacos; 986 diabéticos; 649 doentes neurológicos crônicos; 139 doentes renais; 124 obesos; 63 com síndrome de down; 39 hepáticos e 22 transplantados.
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana