Carregando...

Alerta!

logo Vereadores aprovam cargo de Chefe do Setor de Contabilidade para o Legislativo em Apucarana - Notícias - AN Notícias Vereadores aprovam cargo de Chefe do Setor de Contabilidade para o Legislativo em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Julho de 2019

SAIBA MAIS

Dia do Instituto Oswaldo Cruz - Dia do Guarda Rodoviário -
06/07/2019 12h15

Vereadores aprovam cargo de Chefe do Setor de Contabilidade para o Legislativo em ApucaranaO projeto foi criado em razão da aposentadoria da contadora que exercia suas funções laborais

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Já vai para segunda votação, na Câmara de Apucarana, o Projeto de Lei Complementar nº 07/2019, que cria o cargo de Chefe do Setor de Contabilidade no Legislativo. A primeira discussão e votação foi realizada na manhã desta quarta-feira (03/07), durante Sessão Extraordinária convocada pelo presidente da Casa de Leis, professor Luciano Molina. O projeto foi aprovado, com um voto contrário.

De autoria dos vereadores Luciano Augusto Molina Ferreira, José Airton Deco de Araújo, Antônio Marques da Silva e Lucas Ortiz Leugi, o projeto foi criado em razão da aposentadoria da contadora que exercia suas funções laborais na Câmara Municipal, bem como em razão da inexistência de substituto para o cargo, verificando-se a necessidade de criação do cargo de Chefe do Setor de Contabilidade a título precário e transitório até que seja provido o cargo por concurso público, na forma do art. 37, II da Constituição Federal. “É impossível e inviável que a Câmara Municipal exerça suas funções sem um contador, razão pela qual o projeto é à medida que se impõe”, explicou o presidente Molina.

Segundo ele, a Câmara prima pelo princípio da legalidade e transparência em todos os seus atos. “Estamos fazendo tudo conforme determina a Lei. O cargo está vago, como já explicamos desde o dia 1º de julho, e agora será preenchido por uma servidora do Executivo Municipal que será cedida, através de um pedido que fizemos ao prefeito Júnior da Femac. Mas para que isso aconteça é necessário a criação deste cargo no quadro do Legislativo. Aprovado o projeto vamos fazer a contratação o mais rápido possível. O ônus será da Câmara Municipal. No momento estamos impedidos de fazer pagamentos ou qualquer outro tipo de transação que possa comprometer o setor, sem termos a profissional ou o profissional responsável no setor”, justificou o presidente.

Atribuições do cargo

São atribuições do cargo de contador (a) dirigir, orientar, coordenar e supervisionar, de modo ostensivo, as atividades contábeis, bem como realizar as atividades contábeis, organizando o sistema de registro e operações, para possibilitar o controle e acompanhamento contábil-financeiro; supervisionar os trabalhos de contabilização dos documentos, analisando-os e orientando seu processamento, para assegurar o cumprimento do plano de contas adotado; orientar ou proceder à classificação e avaliação de despesas, examinando sua natureza, para apropriar custos e serviços; elaborar balancetes, balanços e demonstrativos de contas, aplicando as normas contábeis, para apresentar resultados parciais e gerais da situação patrimonial, econômica e financeira do órgão; participar da elaboração do Orçamento-Programa, fornecendo dados contábeis para servirem de base à montagem do mesmo; planejar e executar auditorias contábeis, efetuando perícias, investigações, apurações e exames técnicos para garantir o cumprimento das exigências legais e administrativas; elaborar, anualmente, relatório analítico sobre a situação patrimonial, econômica e financeira do órgão, apresentando dados estatísticos comparativos e pareceres técnicos; assessorar a Direção da Casa em problemas financeiros, contábeis e orçamentários, oferecendo pareceres, a fim de contribuir para com a correta elaboração de políticas e instrumentos de ação nos referidos setores; desenvolver atividades e prestar assessoramento em processos ou trabalhos voltados às áreas de controle interno; executar outras tarefas correlatas, por fim, Executar operações contábeis, tais como correção de escrituração, conciliações, exame de fluxo de caixa e organização de relatório; elaborar plano, programa de natureza contábil, balanços e balancetes contábeis, bem como desenvolver atividades e prestar assessoramento em processos ou trabalhos voltados às áreas de controle interno. Cargo de livre nomeação e exoneração, a título transitório e precário, segundo o projeto.

PROJETOS DO EXECUTIVO MUNICIPAL

Do Executivo Municipal, dos projetos foram aprovados: alterando o parágrafo único da Lei Municipal nº 017, de 27 de fevereiro de 2019 e o Projeto de Lei nº 116/2019 que autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 15.000,00, que será utilizado para repasse à Casa do Dodô. Na justificativa do projeto, o Executivo reforça que os recursos federais vinculados para custeio do Plano de Trabalho da referida entidade, no valor de R$ 60.000,00, não foram repassados. Desta forma, fica a responsabilidade do Município a cobertura da diferença para não causar prejuízo à entidade, que conta com os recursos para pagamento de despesas obrigatórias.

SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS

As próximas sessões serão realizadas amanhã (quinta-feira 04/07), e sexta-feira (05/07), às 11 horas. A Câmara continua o recesso que teve início no dia 1º de julho e encerra no dia 31 do mesmo mês. A próxima sessão ordinária será realizada no dia 05 de agosto (segunda-feira), no horário regimental, às 16 horas. Na sessão será entregue a Moção de Aplausos à Associação de Capoeira Mestre Nelson Ventania, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense na área de assistencialismo social, realizando trabalhos voluntários com crianças e adolescentes.

REDES

Saiba mais sobre o trabalho dos vereadores acessando os canais do Legislativo:

www.apucarana.pr.leg.br

Facebook/@camara.apucarana

Instagram/@cmapucarana

Ou venha até a Câmara Municipal. O horário de atendimento é das 08 às 18 horas.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana