Carregando...

Alerta!

logo Vereadores e vice-prefeito recebem o novo Bispo de Apucarana - Notícias - AN Notícias Vereadores e vice-prefeito recebem o novo Bispo de Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
21/12/2018 06h26

Vereadores e vice-prefeito recebem o novo Bispo de ApucaranaEle deverá ser empossado antes da Páscoa

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O novo bispo da Diocese de Apucarana, monsenhor Carlos José de Oliveira, foi recepcionado nesta quinta-feira (20/12) pelo vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), vereador Luciano Augusto Molina, presidente eleito do Legislativo, e o vereador Antônio Marques da Silva, o Marcos da Vila Reis. Considerado pela Igreja Católica como o “Dia do Acolhimento”,  a visita à Prefeitura foi prestigiada, também, por dezenas de servidores do Executivo e também da Câmara de Vereadores.

Também participaram da recepção o padre João Ozório de Oliveira, administrador da Diocese de Apucarana desde o início da vacância do cargo, a irmã Geovana Ramos, diretora do Hospital da Providência, o juiz Osvaldo Soares Neto e o deputado estadual eleito Arilson Chiorato.

O novo bispo foi presenteado com dois livros: um sobre a história de Apucarana, coordenado pelo gestor cultural Rogério Carnasciali, e outro sobre os 50 anos da Diocese de Apucarana, escrito pelo historiador e jornalista Francisco Soares Dias Sobrinho. O monsenhor também recebeu um kit com bonés personalizados, ostentando palavras como abençoado, paz, gratidão, fé e Jesus.

O monsenhor foi nomeado bispo da Diocese de Apucarana pelo Papa Francisco no dia 12 de dezembro, um dia antes de a vacância completar um ano.

O vice-prefeito Júnior da Femac disse que o novo bispo encontrará em Apucarana uma Igreja Católica muito forte e organizada, ressaltando também  as outras denominações religiosas. “Tenho certeza que o senhor terá muitos momentos maravilhosos em Apucarana, assim como essa recepção aqui na Prefeitura. Foi um momento maravilhoso de conversa, em que interagimos e brincamos, e também sentimos essa vontade do monsenhor de estar em Apucarana ”, ressalta Junior da Femac.

O vereador Antônio Marques da Silva, o Marcos da Vila Reis, citou o seu trabalho junto ao movimento da renovação carismática da Igreja Católica. “Eu trabalho com muitas famílias e pertenço ao Santuário São José. Espero que o seu tempo aqui na Diocese seja longo. Para mim, como cristão, essa foi maior alegria deste último ano: receber o anúncio da nomeação e agora poder receber o novo bispo em nosso meio”, destacou Marcos da Vila Reis.

Após as boas-vindas, o monsenhor afirmou que todos são servidores de alguma forma. “Vocês estão fazendo acontecer Apucarana, essa cidade tão bonita e tão acolhedora. Nós todos, cada um na sua função e na sua área de atuação, desejamos é a construção de um mundo melhor. Minha palavra é de profunda gratidão. Eu não esperava toda essa acolhida”, disse, mostrando surpresa com a acalorada recepção.

O novo bispo afirmou ainda que vem para uma “grande diocese e uma grande cidade”. “Venho, humildemente, para uma grande cidade e uma diocese tão organizada e tão ativa. Se Deus chama, vamos confiando na graça de Deus, através da escolha do Santo Padre, o Papa”, disse o monsenhor, que durante a visita estava acompanhado dos padres Paulo Bronzato, assessor da Pastoral de Comunicação da Diocese de Botucatu (SP) , e de Adauto José Martins, que assumirá o Santuário Nossa Senhora da Piedade, de Lençóis Paulista (SP), no lugar do monsenhor  Carlos José de Oliveira.

POSSE – De acordo com o atual administrador da Diocese de Apucarana, padre João Ozório de Oliveira, a vacância é um processo que ocorre quando um bispo é transferido ou quando morre.  “A pergunta que eu mais respondi é quando vem o novo bispo e eu sempre disse que o novo bispo está sendo gerado no coração de Deus. De fato, foram 10 meses de gestação após a saída de Dom Celso. E, por ocasião do Natal, a nomeação é o grande presente para Apucarana”, salienta.

O dia da posse do novo bispo ainda não está definido e deverá ser divulgado brevemente. “É bem provável que seja antes da Páscoa, porque o bispo quando é escolhido ele tem quatro meses para tomar posse. Primeiro, ele tem que ser ordenado bispo, o que deve acontecer em março e depois da ordenação ele tem até 30 dias para tomar posse”, esclarece o padre João Osório.

QUEM É O NOVO BISPO

O Monsenhor Carlos José de Oliveira nasceu dia 17 de outubro de 1967 em Botucatu (SP) primogênito de Mario Salvador de Oliveira e Maria Aparecida Santi de Oliveira. O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário São José, a partir de onde cursou filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.

Foi ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 1991 e sacerdote em 4 de Outubro de 1992. De 1994 a 1996 fez o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2016 defendeu sua tese de doutorado em Teologia pela PUC Rio de Janeiro. Retornando de Roma, em 1996, assumiu como pároco/reitor do santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP), arquidiocese de Botucatu, onde se encontra até hoje.

O religioso assumiu e desenvolveu, entre outras, as seguintes funções na arquidiocese e província eclesiástica: assessor da Pastoral Familiar, professor de Teologia na Faculdade João Paulo II, em Marília (SP), foi responsável pelo Jornal Monitor Diocesano e assessor do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Arquidiocese, Coordenador arquidiocesano de Pastoral, Coordenador de Pastoral da província eclesiástica de Botucatu. Além disto, foi fundador e presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade” para moradores de rua e tóxico-dependentes, é vigário geral da Arquidiocese, coordenou o Conselho de Presbíteros e assumiu a função de Assessor da Renovação Carismática Católica.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana