Carregando...

Alerta!

logo Vila São Carlos em Apucarana inicia projeto piloto na coleta seletiva - Notícias - AN Notícias Vila São Carlos em Apucarana inicia projeto piloto na coleta seletiva - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
13/07/2018 03h08

Vila São Carlos em Apucarana inicia projeto piloto na coleta seletivaAs sacolas disponibilizadas são feitas dentro da própria cooperativa, com material recolhido pela entidade

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Quatrocentos e cinquenta moradores da Vila São Carlos começaram a receber sacolas retornáveis para a coleta seletiva do lixo domiciliar. A distribuição teve início nesta sexta-feira (13/07), defronte ao ginásio do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), durante o lançamento do projeto piloto que será desenvolvido no bairro em uma iniciativa da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) e Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana. Além de aumentar a quantidade de materiais coletados, a iniciativa visa melhorar a qualidade do que é destinado à cooperativa. “Atualmente, 40% do reciclável gerado pelas residências vai direto para o aterro sanitário, ou seja, não é separado na origem e, cerca de 50% do que chega à Cocap não pode ser reciclado e precisamos destinar ao aterro pois vem misturado a lixo orgânico ou descartado de outras formas incorretas, sem a devida lavagem por exemplo ”, disse Antônio Roberto Nogueira, interventor da cooperativa.
 
 
Entre 200 e 250 toneladas de lixo reciclável são recolhidas todos os meses pela Cocap e geram renda a 43 famílias de cooperados. As sacolas disponibilizadas são feitas dentro da própria cooperativa, com material recolhido pela entidade. Têm durabilidade média estimada em 12 meses e capacidade para até 100 litros de material. “É um recipiente grande, pensado para acondicionar a produção de reciclável de toda uma semana. O morador colocará todos os recicláveis nesta sacola e nossa equipe vai colocar tudo no caminhão, devolvendo a sacola ao morador”, explica Nogueira. Ele orienta cuidados especiais com alguns materiais, como cacos de vidro, que devem ser bem embalados e identificados para evitar que os cooperados se firam, e óleo de cozinha usado, que deve ser acondicionado em garrafas pets. “Há outros cuidados simples, como passar uma água nos recipientes, que contribuem para a melhora da qualidade do reciclável”, comenta.
 
 
Para inibir a ação de atravessadores, que se antecipam à coleta da Cocap e retiram apenas o material reciclável mais valioso, as sacolas retornáveis trazem um alerta de que só podem ser manuseadas pelos moradores e cooperados, com a inscrição “Propriedade da Cocap – Furtos e Roubos Lei 9.279/96”. “Estamos orientando os moradores a fazerem esta vigilância, identificando possíveis infratores, seja fotografando, anotando a placa dos veículos, para que possamos tomar as medidas judiciais cabíveis”, explicou o interventor da Cocap.
 
 
O projeto piloto terá duração de 90 dias. “Percorremos casa por casa da Vila São Carlos e, das cerca de 1.800 famílias, 450 aceitaram fazer parte deste início de trabalho e agora estão começando a receber suas sacolas retornáveis. Em três meses vamos fazer a avaliação dos resultados obtidos neste perímetro quanto ao aumento e melhora da qualidade do que foi coletado e o plano é expandir gradativamente para toda a cidade”, explicou Sérgio Bobig, secretário Municipal de Meio Ambiente. A ideia da sacola retornável surgiu a partir de uma pesquisa solicitada pelo prefeito Beto Preto. “Ele nos solicitou estudos para melhorar a coleta seletiva na cidade e encontramos na pequena São Carlos do Ivaí este modelo que, de início, já melhorou em 30% a quantidade e qualidade do material recebido pela cooperativa daquele município. Sabemos que Apucarana é uma cidade bem maior, mas estamos muito confiantes de que a população vai aderir a esta inovação que visa tanto o ganho ambiental, prolongando a vida útil do aterro e evitando que o lixo seja incorretamente descartado no meio ambiente, como também o ganho social, uma vez que a coleta seletiva através da Cocap gera renda para muitas famílias”, pontuou Bobig.
 
 
Moradora do bairro, Maria Luíza Domingues foi pessoalmente retirar sua sacola retornável. “Sempre reciclei o meu lixo. Morei por muitos anos em Curitiba, que é referência na coleta seletiva e agora com esta sacola ficará ainda mais fácil separar o material. O planeta merece este cuidado, espero que a partir desta campanha mais apucaranenses participem da reciclagem”, comentou.
 
 
Durante o ato de lançamento do projeto piloto, o prefeito Beto Preto esteve representado pelo secretário Municipal da Agricultura, José Luiz Porto. “Em tudo que se faz na vida precisamos por dignidade. O que muitos chamam de lixo é na verdade material valioso para diversas famílias que sobrevivem da reciclagem. O prefeito Beto Preto tem grande preocupação com o meio ambiente e com as pessoas. Reciclar é algo imprescindível para que tenhamos futuro, a natureza exige isso e o ser humano precisa ter a consciência e a atitude de reciclar. Sem dúvidas essa iniciativa da sacola retornável dará vários frutos”, disse Porto.
 
 
Parceria – Paralelo ao repasse das sacolas às famílias que aderiram ao projeto, o curso de Economia do campus Apucarana da Unespar levou informações sobre economia doméstica e o Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas realizou oficinas de orientações sobre a correta reciclagem dos materiais, compostagem orgânica e utilização de óleo de fritura para fabricação de biocombustível. A ideia é realizar uma parceria para transformar o material coletado pela Cocap em combustível para os próprios caminhões da cooperativa. Já o Sesc estará presente com testes rápidos de saúde e sua estrutura de entretenimento. A Câmara Municipal esteve representada pelo vereador Luciano Molina.
 
 
Pré-cadastro – Moradores de outros bairros de Apucarana interessados em aderir ao modelo de sacola retornável, que prevê expansão para toda a cidade, já podem realizar um pré-cadastro para receber gratuitamente o recipiente. A pessoa pode procurar tanto a Cocap - Tv. Palmeiras, 111 – telefone: 3422-1493, quanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Rua Lapa, 233 – telefone: 3423-0142”, orienta Sérgio Bobig, secretário Municipal de Meio Ambiente.  
Fonte: AN Notícias com PM Apucarana