Carregando...

Alerta!

logo Arapongas deve ganhar polo da UAB - Notícias - AN Notícias Arapongas deve ganhar polo da UAB - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
06/11/2013 09h24

Arapongas deve ganhar polo da UABDeputado Alex Canzini informou da conquista para a região

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Arapongas, Cândido de Abreu, Londrina e São João do Ivaí serão alguns dos 17 municípios paranaenses a serem contemplados com a instalação, em cada uma delas, de um polo de apoio presencial do programa “Universidade Aberta do Brasil” (UAB), que será instalado para oferecer cursos superiores de ensino à distância. A implantação dos quatro foi pleiteada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), que preside a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional.

A aprovação foi obtida junto ao Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná, órgão colegiado criado pelo Ministério da Educação para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. O fórum promoveu um processo de seleção para a escolha dos municípios.

“A instalação desses novos polos de apoio presencial, para integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil, vai ser importante para referenciar e valorizar o ensino superior no Norte do Estado, e particularmente nas regiões do Vale do Ivaí, Médio Paranapanema e do Centro do Paraná”, destaca Alex Canziani. “Serão mais jovens de toda a região se preparando para o ensino superior e para o mercado de trabalho, e mais professores se capacitando e se reciclando através destes cursos à distância”, avalia o parlamentar paranaense, lembrando que aquelas regiões já contam com os câmpus da Universidade Tecnológica Federal e do Instituto Federal do Paraná. “Em Apucarana e Londrina, por exemplo, temos a Universidade Tecnológica.”

As aulas estão previstas para se iniciarem em 2014. O local para a instalação do espaço físico será definido pelas respectivas prefeituras, conforme estabelece o processo de seleção (chamada pública) para a implantação dos novos polos no Estado.

O QUE É – A Universidade Aberta do Brasil, implantado no âmbito do Ministério da Educação em junho de 2006, é um sistema integrado por universidades públicas para oferecer cursos de nível superior (graduação e pós-graduação de forma consorciada) para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. O “Sistema UAB” foi instituído com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país.

Professores, dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica também podem participar da formação oferecida pelo programa.

Os municípios paranaenses beneficiados nesta etapa são: Arapongas, Campo Largo, Cândido de Abreu, Cianorte, Curitiba, Guarapuava, Guaraqueçaba, Iretama, Londrina, Pinhais, Pontal do Paraná, Santo Antonio da Platina, Santo Antonio do Sudoeste, Santo Inácio, São João do Ivaí, Tamarana e Wenceslau Brás.

Fonte: AN Notícias com PTB-PR