Carregando...

Alerta!

logo Arapongas gasta até o dobro da água que recebe no verão, diz Sanepar - Notícias - AN Notícias Arapongas gasta até o dobro da água que recebe no verão, diz Sanepar - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
04/02/2014 12h20

Arapongas gasta até o dobro da água que recebe no verão, diz SaneparDefasagem no abastecimento está causando transtorno no município

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Os moradores de Arapongas consomem o dobro de água tratada que o município recebe nos dias mais quentes deste verão, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Em virtude da defasagem, o município vive a situação mais crítica em relação aos outros municípios da região desde o fim de janeiro, quando teve uma onda intensa de calor, conforme a própria empresa.

Vários bairros, principalmente os mais altos da cidade, têm ficado sem água nos primeiros meses de 2014. Vinte caminhões-pipa foram contratados pela Sanepar para levar água dos bairros com abastecimento às casas que estão desabastecidos.

O problema se agrava nos fins de semana e nos horários de almoço e janta, afirma a Sanepar. Para resolver a situação, a companhia pretende fazer rodízio de abastecimento entre três partes da cidade, divididas por ela própria. O racionamento deve começar em uma semana.

“Já vínhamos sofrendo com essa diferença de produção e demanda, mas, com o calor histórico que estamos tendo, o problema se agravou bastante. Estamos tentando resolver prontamente com caminhões-pipa, pelo menos nos pontos mais críticos, mas a situação está delicada”, diz o gerente regional da Sanepar em Arapongas, Luiz Alberto da Silva.

Poços artesianos estão sendo construídos para aliviar a demanda da cidade, ressalta Silva. Segundo ele, outros caminhões-pipas devem começar a circular ainda este mês para abastecer, exclusivamente, escolas, creches, hospitais e delegacias.

“A previsão é que só no começo do outono tenhamos uma situação mais tranquila em Arapongas. Até lá, alertamos para que a população faça economia. Ainda vemos muitas donas de casa varrendo calçadas com o esguicho de mangueiras. Fazemos o apelo: parem de lavar os carros com água tratada. Reutilizem a água usada para lavar roupa, por exemplo. Esta água é extremamente importante para nossa saúde. Se racionalizarmos, vamos perceber o quão bom será para o meio ambiente e para o nosso bolso”, alerta.

De acordo com a Sanepar, os volumes de demanda e de abastecimento em Arapongas devem ser equilibrados apenas em setembro. “Vamos estudando medidas rápidas para diminuir o transtorno da população”, afirma o gerente da companhia.
Fonte: G1