Carregando...

Alerta!

logo Controle de Endemias confirma 31 casos positivos de dengue em Arapongas - Notícias - AN Notícias Controle de Endemias confirma 31 casos positivos de dengue em Arapongas - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

20/02/2020 12h33

Controle de Endemias confirma 31 casos positivos de dengue em ArapongasArapongas já entra em estado de alerta por causa da Dengue

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o combate e alerta contra a dengue. Conforme o boletim semanal do Controle de Endemias, divulgado nesta quarta-feira (19), Arapongas apresenta 31 casos confirmados da doença. São 19 a mais, se comparados aos dados da semana passada. Em relação ao total de notificações, são 220, sendo 63 em investigação e 126 com resultados negativos. “Dos casos positivos em Arapongas, 19 são importados e 12 foram adquiridos no próprio município. Não podemos cessar os cuidados. A atenção deve ser redobrada em todos os bairros, áreas rurais e distrito de Aricanduva.  Novamente, salientamos que a população seja parceira e coopere com os nossos agentes de combate a endemias mantendo os quintais e espaços públicos limpos, eliminando os focos propícios para a proliferação”, orienta o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr.

O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reitera que até o momento as regiões com maior número de casos positivos ou suspeitos para dengue já receberam aplicações do inseticida Malathion, sendo eles Alto da Boa Vista, São Bento, Palmares, Padre Bernardo, Jardim Planalto, Conjunto Piacenza, Corina Pugliese, Jardim Petrópolis, Vila Cascata, Jardim Baronesa e Jardim Santo Antônio. “Na região sul, boa parte recebeu o inseticida, sendo o local com grande número de registros de dengue ou suspeitas. Nos demais bairros, as aplicações também ocorrem nas localidades mais críticas. Vale lembrar que apenas o inseticida não é suficiente, devemos executar um conjunto de ações para o combate à dengue, eliminando os focos de água parada”, frisa.

As recomendações reforçam também que a população inclua nos cuidados a instalação de telas de proteção em janelas, uso de repelentes, somados à limpeza e eliminação do acúmulo de água parada, que pode acontecer em vasos de plantas, garrafas, pneus, caixas d’água, calhas, reservatório da geladeira, entre outros.

Nesta quarta (19), uma nova etapa de bloqueio com a aplicação do inseticida acontece no Jardim Alto da Boa Vista. Nos próximos dias, os serviços serão estendidos para o Conjunto Flamingos e San Raphael.

Em caso de orientações, denúncias e demais informações, a população deve contatar o Controle de Endemias, através dos telefones 3902-1079 ou 153 – Guarda Ambiental.

Fonte: AN Notícias com PM Arapongas