Carregando...

Alerta!

logo Funai avalia novo terreno da casa de passagem para índios - Notícias - AN Notícias Funai avalia novo terreno da casa de passagem para índios - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
17/10/2013 12h01

Funai avalia novo terreno da casa de passagem para índiosEspaço disponibilizado fica atrás do Centro Social Urbano, no Parque Bela Vista

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) conheceram nesta quarta-feira  (16/10) o novo terreno ofertado pela Prefeitura de Apucarana para a construção da casa de passagem para os índios. Com área de mais de 2 mil metros quadrados, o espaço disponibilizado fica atrás do Centro Social Urbano, no Parque Bela Vista. Os recursos para a obra, de cerca de R$ 500 mil, já estão previstos no Orçamento da União. A nova área foi indicada, pois a anterior, localizada no Parque Japira, foi considerada inadequada, especialmente por ficar distante de outras estruturas públicas de atendimento.

Representando a Funai, estiveram em Apucarana a arquiteta Jovana Leal, da Coordenação Geral de Promoção dos Direitos Sociais, de Brasília, e Marcos Cezar da Silva Cavalheiro, assessor administrativo da fundação em Londrina. A arquiteta da Funai apresentou detalhes do projeto arquitetônico e recebeu informações do engenheiro Herivelto Moreno, superintendente municipal de Obras, sobre o terreno. “Agora vamos encaminhar para a arquiteta o levantamento planialtimétrico, com as medidas e os níveis do terreno”, observa Moreno.

Jovana afirma que, de posse de todas as informações, técnicos da Funai analisarão a viabilidade da construção no novo terreno ofertado e emitirão um parecer dentro de alguns dias. “Precisamos inserir o projeto na planta do terreno para verificar as possibilidades de execução do projeto”, frisa.

De acordo com o projeto da Funai, a Casa de Passagem terá 4 edificações, sendo duas casas para pernoite, outra para alimentação e mais uma destinada à produção de artesanato e parte administrativa.

A arquiteta destacou como pontos positivos do novo terreno indicado a facilidade de acesso, disponibilidade de energia elétrica e água, além da proximidade com estruturas de atendimento público, como o Centro Social Urbano, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Unidade Básica de Saúde, escola e centro de educação infantil. Um dos pontos que terão que ser analisados, de acordo com a arquiteta, é a topografia do terreno, que terá que ser terraplenado para que seja possível a implantação de todas as edificações que estão previstas no projeto.

A visita desta quarta-feira foi acompanhada por Suely Cebrian Kaminski, superintendente municipal de Assistência Social e por outros profissionais da pasta. Ainda na tarde desta quarta-feira, estava prevista uma reunião no Ministério Público Federal em Londrina para tratar da construção da casa de passagem em Apucarana, com a participação de representantes da Funai e da Secretaria de Assistência Social de Apucarana.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana