Carregando...

Alerta!

logo Polícia investiga incêndio criminoso em escola - Notícias - AN Notícias Polícia investiga incêndio criminoso em escola - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
04/09/2013 09h03

Polícia investiga incêndio criminoso em escolaSala de aula de colégio de Arapongas foi destruída no fim de semana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Um incêndio criminoso destruiu na madrugada de domingo uma sala de aula do Colégio Estadual Ivanilde de Noronha, na Vila Aparecida, em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). O fogo consumiu carteiras, vidros, ventiladores, lâmpadas, cortinas, um televisor e danificou o teto e o piso. 

O ato de vandalismo foi praticado por pessoas que pularam o muro da escola de dois metros e atearam fogo na sala utilizando uma garrafa plástica com combustível. Uma vizinha do colégio flagrou o início do incêndio e acionou o Corpo de Bombeiros. "Ainda bem que os bombeiros chegaram rápido, se não o fogo poderia se espalhar por outras dependências da escola", relatou o diretor Wilson Aparecido Xavier. 

Segundo o diretor, não há nenhum suspeito do crime e ele não acredita que sejam alunos do colégio. "Não tínhamos nenhum problema de indisciplina ou ameaça. Foi um ato de vandalismo mesmo." O Corpo de Bombeiros localizou parte da garrafa plástica dentro da sala de aula. Alguns vizinhos encontraram também, do lado de fora, um sacola com duas garrafas pets, que podem ter sido usadas pelos vândalos. 

O colégio funciona há 67 anos e é um dos mais antigos de Arapongas. Atualmente possui 960 alunos nos ensinos Fundamental e Médio. A sala incendiada era uma das melhores da escola e no início do ano recebeu carteiras novas. Três turmas utilizavam a sala. "Como não temos salas reservas e para não suspender as aulas desses alunos, transferimos as atividades para o laboratório de química e para a biblioteca", explicou. 

A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana (Norte), Maria Onide Sardinha, garantiu que providências foram tomadas para realizar uma reforma no local. "A Secretaria Estadual já foi comunicada e vamos trabalhar para a recuperação o mais rápido possível do espaço", garantiu. 

O diretor da Guarda Municipal de Arapongas, Mário Cardoso, informou que a corporação possui uma equipe exclusiva para realizar o monitoramento nos prédios públicos municipais 24 horas por dia. "Apesar de ser uma escola estadual, nós também atendemos e estivemos no local fazendo os primeiros levantamentos", garantiu. Segundo ele, alguns vândalos da cidade têm sido pegos em flagrante, sobretudo quando há câmeras de segurança nas proximidades. "O monitoramento é feito na nossa central e isso tem colaborado bastante nestes casos". O colégio não possui câmeras, mas o sistema de alarme foi acionado após o início do incêndio. 

A direção do colégio registrou um boletim de ocorrências na tarde de ontem. A Polícia Civil abriu uma investigação e uma perícia do Instituto de Criminalística deve ser realizada nos próximos dias.
Fonte: Jornal Folha Londrina