Carregando...

Alerta!

logo Prefeitura de Arapongas envia nota para a Imprensa sobre a polêmica do Lixão - Notícias - AN Notícias Prefeitura de Arapongas envia nota para a Imprensa sobre a polêmica do Lixão - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
15/09/2013 09h58

Prefeitura de Arapongas envia nota para a Imprensa sobre a polêmica do LixãoNota de esclarecimento do município de Arapongas sobre a destinação do lixo urbano

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS SOBRE A DESTINAÇÃO DO LIXO URBANO PROPOSTA PELA SANEPAR 

O Município de Arapongas, através do Prefeito Antônio José Beffa, vem a público esclarecer que no dia 06 de setembro de 2013 foi realizada em Arapongas, a pedido da SANEPAR, uma reunião para tratar da possibilidade da constituição de um “consórcio intermunicipal” para viabilizar a destinação adequada do lixo urbano da região, nos termos da legislação federal, que prevê a extinção de lixões a céu aberto até 2014. Para tal reunião foram convidados os prefeitos dos municípios de Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana e Jandaia do sul, não tendo comparecido apenas o representante do Município de Apucarana. 

Na oportunidade, a SANEPAR, através de seu presidente Fernando Eugênio Ghignone, explanou sobre experiências internacionais e nacionais bem sucedidas na destinação do lixo, com geração de renda a partir da reciclagem e de energia com o aproveitamento dos gases gerados nos aterros. Também relatou que a SANEPAR já atua no seguimento do lixo em algumas cidades do Paraná, administrando aterros sanitários, onde tem obtido bons resultados, citando como exemplo o trabalho desenvolvido na região de Cianorte.

Afirmou, ainda, o presidente da SANEPAR que a centralização dos resíduos produzidos na região em questão traria ganhos ambientais significativos, dada a facilidade de controle e fiscalização. Também salientou que a boa logística do transporte dos resíduos era questão primordial, levantando a hipótese da utilização do transporte ferroviário, que possui um custo mais baixo que o rodoviário, além de não colocar nas estradas os caminhões que transportam o lixo.

Por fim, conclui que de todo o lixo coletado, após a reciclagem e compostagem, restaria apenas 5% (cinco por cento) de matéria inerte e esta seria destinada a um aterro sanitário único. 
Fonte: AN Notícias com PM Arapongas