Carregando...

Alerta!

logo Recicladores protestam na frente da Prefeitura de Arapongas nesta terça-feira (10) - Notícias - AN Notícias Recicladores protestam na frente da Prefeitura de Arapongas nesta terça-feira (10) - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 16 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da Dieta - Dia Nacional da Voz -
11/12/2013 12h51

Recicladores protestam na frente da Prefeitura de Arapongas nesta terça-feira (10)Reivindicando segundo eles, em relação a alguns concertos de maquinários

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Durante a manhã desta terça-feira (10), um grupo formado por recicladores da COOPREARA – Cooperativa dos Recicladores de Arapongas, concentrou-se na frente do paço municipal de Arapongas, reivindicando segundo eles, em relação a alguns concertos de maquinários, que estariam impossibilitando os mesmos de realizarem seus trabalhos.


Em contato com a tesoureira da cooperativa, Silvana Correia, a mesma relatou à reportagem Dia a Dia Arapongas, que a esteira utilizada para passar o lixo e alguns outros equipamentos, estariam quebrados há algum tempo.

Ainda segundo Silvana, o grupo foi recebido por alguns funcionários e secretários da prefeitura, que teriam prometido tal concerto para o mês de Janeiro.

Em relação ao suposto atraso do pagamento dos trabalhadores, a tesoureira negou a informação, afirmando que os vencimentos estão em dia.

Vale ressaltar que essa não é a primeira manifestação enfrentada pela atual administração pública. Apenas em 2013 já ocorreram manifestações de professores e dos funcionários do SAMU. Os professores se reuniram em passeata pela Avenida Arapongas e também chegaram à frente do Paço Municipal, enquanto os funcionários do SAMU paralisaram suas atividades por algumas horas e protestaram em frente ao Pronto Socorro 24 Horas de Arapongas.

A Cooperativa dos Recicladores de Arapongas - COOPREARA – foi criada em fevereiro de 2004 para suprir a demanda de lixo da região. A Usina de triagem e compostagem já estava em funcionamento desde 1999, quando a prefeitura municipal teve a iniciativa de retirar os catadores de lixo do aterro sanitário, e introduzi-los na atividade de separadores e recicladores, serviço até então inexistente na cidade.

As atividades fundamentais exercidas dentro da COOPREARA são a separação de material orgânico do reciclável, e a comercialização desses dois produtos. O lixo domiciliar é recolhido por caminhões da prefeitura e despejado em um fosso, de onde é retirado aos poucos para a triagem em uma esteira. Separados em boxes, os materiais recicláveis são prensados e vendidos. O material orgânico é deixado em uma área a céu aberto até que se transforme em adubo e possa ser comercializado. Plantas e hortaliças são replantadas em estufas, e também podem ter um fim comercial.

Fonte: AN Notícias com Dia-a-Dia