Carregando...

Alerta!

logo Câmara vai debater hoje proposta da Sanepar em transformar Arapongas em central do lixo - Notícias - AN Notícias Câmara vai debater hoje proposta da Sanepar em transformar Arapongas em central do lixo - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
09/09/2013 01h44

Câmara vai debater hoje proposta da Sanepar em transformar Arapongas em central do lixoSANEPAR negocia com Arapongas para instalar usina de tratamento de lixo

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O alvo da SANEPAR é ver o município de Arapongas como uma espécie de “central” de destinação de resíduos sólidos da região. A polêmica vai ganhar maior debate no assunto na sessão desta segunda-feira (09) na Câmara de Arapongas. Vereadores vão debater hoje proposta da Sanepar em transformar Arapongas em central do lixo.


A proposta foi apresentada na última sexta-feira (06/09) pelo diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, Fernando Eugenio Ghignone, em reunião realizada na Prefeitura de Arapongas. Estiveram ouvindo o presidente Ghignone, o prefeito Antônio José Beffa (PHS) e os Executivos dos municípios de Jandaia do Sul, Rolândia e Cambé.

Inicialmente a proposta da SANEPAR é levar o lixo de quatro cidades do Norte Central Paranaense para a usina de tratamento de resíduos a ser instalada no município de Arapongas.

O consórcio seria formado inicialmente por cinco municípios, incluindo Arapongas, tendo ainda declarado o presidente da SANEPAR de que há possibilidade de ingresso de outras cidades da região. A iniciativa faz parte de uma estratégia da SANEPAR para eliminar os lixões de municípios paranaenses, como estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Recentemente a empresa SANEPAR foi multada em mais de R$ 49 milhões por crimes ambientais.
A Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR foi multada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (IBAMA) durante a segunda fase da ‘Operação Iguaçu – Água Grande’, concluída em agosto deste ano.

Entre os crimes registrados pelo IBAMA estão o lançamento de efluentes irregulares e poluição. Durante a visita técnica do IBAMA foram vistoriadas todas as 236 estações de tratamento de esgoto da SANEPAR, em 165 municípios paranaenses. Mais da metade dessas Estações de Tratamento da SANEPAR apresentou irregularidades. Ao todo, os fiscais do IBAMA aplicaram 219 autos de infração. Inacreditavelmente ninguém foi preso. A SANEPAR pode recorrer das multas e se desejar ir à Justiça para discutir a legalidade das infrações.

Fonte: AN Notícias com Dia-a-Dia