Carregando...

Alerta!

logo Cinzas de vulcão chileno podem chegar ao Paraná, diz meteorologista - Notícias - AN Notícias Cinzas de vulcão chileno podem chegar ao Paraná, diz meteorologista - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 18 de Setembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia dos Símbolos Nacionais - Dia da Televisão - Dia de Santa Sofia e São José de Cupertino - Semana da Comunidade -
25/04/2015 08h22

Cinzas de vulcão chileno podem chegar ao Paraná, diz meteorologistaVulcão entrou em erupção duas vezes em 24 horas

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
As cinzas do vulcão chileno Calbuco, que entrou em erupção duas vezes na última quinta-feira (23), podem chegar ao Paraná, segundo meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar. Elas ultrapassaram a fronteira, passaram por Buenos Aires, na Argentina, e, na manhã deste sábado (25), foram vistas no litoral de Santa Catarina.

“Há uma predisposição na atmosfera para esse deslocamento. A massa de ar frio e estável que cobre a região Sul do Brasil concentra o material e facilita a visualização em determinadas áreas. As cinzas já passaram pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e há possibilidade de que avancem para o Paraná. Nós estamos monitorando a situação”, explicou o meteorologista Fernando Mendes em entrevista à Banda B.

Segundo ele, o sistema de alta pressão no Sul do país e os ventos fortes são responsáveis pelo deslocamento do material vulcânico. “A medida que se afasta da fonte emissora, a tendência é que as cinzas se dispersem. Por isso, precisamos ver se, nas próximas hoVulcão entrou em erupção duas vezes em 24 horasras, haverá um nível de concentração suficiente para que elas cheguem ao Paraná”, completou Mendes.

Quem não tem experiência com o fenômeno meteorológico pode confundir as cinzas com as nuvens que caracterizam o tempo nublado. “É um pouco complicado de distinguir. O material vulcânico pode expelir enxofre ou alguma substância que, se combinado com precipitação alta, causa alguns problema, principalmente para lavouras, por exemplo. Mas tudo isso será analisado com calma pelo Instituto”, concluiu.

Fonte: AN Notícias com Banda B

Galeria de Imagens