Carregando...

Alerta!

logo Polêmica em Maringá: Ibama quer castração de 9 tigres e família vai à Justiça - Notícias - AN Notícias Polêmica em Maringá: Ibama quer castração de 9 tigres e família vai à Justiça - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 22 de Setembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Contador - Dia da Banana - Dia da Juventude - Dia da Defesa da Fauna - Dia do Ciclista - Dia dos Amantes -
04/10/2013 10h46

Polêmica em Maringá: Ibama quer castração de 9 tigres e família vai à JustiçaUma família em Maringá, briga na Justiça para impedir que nove tigres sejam castrados

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Uma família em Maringá, briga na Justiça para impedir que nove tigres sejam castrados. Os animais são criados por Ary Borges desde 2008 e circulam pela casa como verdadeiros bichinhos de estimação.

O Ibama (Instituo Brasileiro de Meio Ambiente) afirmou que "a reprodução descontrolada dos felinos geraria grave problema de segurança e saúde públicas". A briga corre em processo e, enquanto isso, os tigres vivem em grande "mordomia". A Justiça apoiou o pedido do Ibama em uma primeira audiência, mas Ary recorreu da decisão. Ele procurou o Ministério Público e assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) se comprometendo a não permitir a reprodução dos tigres até que o Tribunal de Justiça julgue o caso, o que ainda não tem data para ocorrer.

Os dois primeiros animais foram recolhidos por Ary depois que um circo itinerante os abandonou na cidade. Ele afirma que sempre conviveram com a família, até mesmo dormindo na mesma cama. Ary afirma que o Ibama não tem condições de cuidar dos bichos caso fossem recolhidos e vê o caso como um despreparo do órgão; "meus bichos são muito bem cuidados e não oferecem nenhum risco . O Ibama não tem lugar para colocá-los e muito menos estrutura para cuidar e a espécie deles está em extinção e não vejo problema nenhum na reprodução. Tanto bicho em situação deplorável e eles querendo briga comigo", completa o criador.

A Justiça Federal de Maringá concedeu uma liminar mantendo os animais no Canil Emanuel, local em que eles são criados, e impediu a vasectomização alegando que o procedimento pode ser irreversível, podendo causar danos irreparáveis aos animais, caso a Justiça dê causa ganha ao Canil futuramente . Além dos nove tigres, a família cria dois leões, um macaco e um cachorrinho da raça chiuaua, que aparece na foto.

Ary tem um projeto em parceria com a prefeitura para a criação de um parque ecológico para recolhimento de animais maltratados. O terreno já foi cedido, mas a documentação ainda não foi finalizada para que as obras sejam iniciadas.
Fonte: AN Notícias com R7

Galeria de Imagens