Carregando...

Alerta!

logo Com quantos ministérios se faz um governo? - Notícias - AN Notícias Com quantos ministérios se faz um governo? - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Setembro de 2020

SAIBA MAIS

Dia do sorvete - Dia de São Lino - Dia do Soldador - Dia Nacional da Arábia -
05/08/2013 11h58

Com quantos ministérios se faz um governo?PMDB propõe reduzir o número de pastas para poupar dinheiro e redirecioná-lo às reivindicações das ruas

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

As manifestações que em junho tomaram as ruas do país pediram melhores serviços públicos – o que levantou a discussão de onde tirar dinheiro para atender às reivindicações populares. Em atrito com o Planalto, o PMDB aproveitou a onda de insatisfação e relançou uma proposta que é debatida há muito tempo: diminuir o número de ministérios para cortar gastos e reinvestir o dinheiro poupado naquilo que interessa à população. Mas até onde essa ideia, se implantada, pode efetivamente melhorar os serviços públicos? E que outros efeitos ela poderia ter?

Embora inchado, com um recorde de 39 ministérios, os gastos de custeio do atual primeiro escalão federal não são maiores do que eram há duas décadas, quando a estrutura administrativa era menor. Segundo dados do Ministério do Planejamento, o peso dos gastos de custeio – mão de obra terceirizada, passagens, diárias e uso de materiais – pouco mudou de 1995 até 2012.

A relação das despesas até diminuiu no período, se for levada a inflação em conta pelo IPCA. No ano passado, foram R$ 17,6 bilhões. Em 1995, primeiro ano do governo FHC, houve R$ 18,2 bilhões de despesas, em valores de hoje, reajustados pela inflação do período. Fernando Henrique Cardoso, na ocasião, tinha 25 ministros – 14 a menos que Dilma Rousseff.

Fonte: Gazeta do Povo