Carregando...

Alerta!

logo Prefeitura de Curitiba quer VLP, ideia de Lerner - Notícias - AN Notícias Prefeitura de Curitiba quer VLP, ideia de Lerner - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 29 de Novembro de 2020

SAIBA MAIS

Dia do Café - Dia da Solidariedade dos Povos Palestinos - Dia Nacional da Albânia -
12/07/2013 01h04

Prefeitura de Curitiba quer VLP, ideia de LernerProjeto básico do VLP será encaminhado a Brasília, diz Fruet em Curitiba

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A proposta que demanda mais recursos do pacote com ações voltadas à mobilidade urbana apresentado nessa semana pela Prefeitura de Curitiba ao Ministério do Planejamento é a única que ainda não conta com a elaboração de um projeto executivo. Orçada em R$ 950 milhões, a implantação do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) foi idealizada pelo arquiteto e urbanista e ex-governador do Paraná Jaime Lerner, e poderá ter uma extensão de mais de 30 quilômetros sobre o traçado ferroviário já disponível. O restante das intervenções pleiteadas já possui projeto básico, que, junto ao VLP, envolve R$ 5,3 bilhões.

Ontem, o prefeito Gustavo Fruet (PV) afirmou que caso haja sinalização favorável do governo federal, o projeto básico do VLP será encaminhado a Brasília em até dois meses. Ele explicou que profissionais do escritório de arquitetura de Lerner estão à frente da proposta, com o intuito de ajudar a administração a encontrar uma alternativa para o transporte na cidade. O projeto seria apresentado em agosto, mas a ideia foi antecipada devido às discussões públicas envolvendo a mobilidade urbana no país. “Desde que tomei posse, ele [Jaime Lerner] se colocou à disposição para o diálogo. É um defensor do BRT [sistema de ônibus em vias exclusivas]”, comentou o prefeito.

A proposta, conforme Fruet, não demandará desapropriações ou perdas em relação à linha ferroviária nem esbarra em objeções junto à América Latina Logística (ALL).

Fonte: Blog Esmael

Galeria de Imagens