Carregando...

Alerta!

logo Equipe de Guedes defende criação de ‘nova CPMF’ com alíquota de 0,22% - Notícias - AN Notícias Equipe de Guedes defende criação de ‘nova CPMF’ com alíquota de 0,22% - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 17 de Setembro de 2019

SAIBA MAIS

22/08/2019 01h40

Equipe de Guedes defende criação de ‘nova CPMF’ com alíquota de 0,22%Paulo Guedes, está dando apoio público à criação de um imposto fededral sobre transações financeiras – parecido com a antiga CPMF

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Mesmo com a forte rejeição do Congresso Nacional, o ministro da Economia, Paulo Guedes, está dando apoio público à criação de um imposto fededral sobre transações financeiras – parecido com a antiga CPMF –, como forma de compensar a redução nos impostos cobrados das empresas sobre a folha de pagamentos, medida que faz parte da proposta de reforma tributária vai enviar ao Congresso.

O jornal O Estado de S. Paulo informa que a Contribuição Social sobre Transações e Pagamentos (CSTP), como foi batizado o novo imposto, deverá ter uma alíquota mais baixa, de 0,22%. A ideia é criar uma “conta investimento” para isentar a cobrança da nova contribuição de aplicações na Bolsa, renda fixa e poupança, principalmente.

Atualmente, a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamentos é de 20%. Pelos cálculos da área econômica, a alíquota sobre a folha de pagamento cairia para um patamar entre 11% e 12%.  A proposta é ir subindo com a desoneração em escadinha até desonerar 100% da folha.  O objetivo do governo é que a medida estimule a geração de empregos formais com a diminuição dos encargos sobre a folha.

A criação da nova CSTP faz parte da proposta de reforma tributária que o governo está em fase de simulações para enviar ao Congresso. “Se for baixinho, não distorce tanto (a economia), mas essa vai ser uma opção também da classe política”, disse o ministro Guedes dias atrás depois de reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Fonte: AN Notícias com ContraPonto

Galeria de Imagens