Carregando...

Alerta!

logo Abstenção sobe, e três em cada dez inscritos faltam à prova do Enem - Notícias - AN Notícias Abstenção sobe, e três em cada dez inscritos faltam à prova do Enem - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Novembro de 2017

SAIBA MAIS

Dia de São João da Cruz - Dia de São Porciano -
05/11/2017 19h35

Abstenção sobe, e três em cada dez inscritos faltam à prova do EnemMinistro faz avaliação positiva do 1º dia, mas admite duas ocorrências

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A abstenção no primeiro dia de provas do Enem 2017 subiu em relação à edição do ano passado e chegou a 30,2%, informou a diretora de gestão do Inep, Eunice Santos, na noite deste domingo (5).

Significa dizer que, de cada dez inscritos, três não compareceram ao exame e, portanto, estão eliminados.

Em 2016, a abstenção nos dois dias do exame ficou um pouco abaixo, em 29,19%. A pior ausência de estudantes já registrada na história do Enem foi em 2009, quando a abstenção atingiu 37,7% — quase quatro em cada dez faltaram.

Em todo o País, nove pessoas foram eliminadas após serem flagradas pelo detector de metal (o objeto em questão não foi divulgado) e no total foram 264 por descumprimento do edital.

Avaliação do governo

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), informou que o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi tranquilo, com apenas com quatro ocorrências. 

Em um deles, um candidato saiu com a prova antes do horário programado. Segundo o Mendonça, o estudante já foi identificado e será eliminado.Ele teria se irritado com uma questão e saiu correndo com o caderno de questões em mãos. 

Foram registradas duas ocorrências por falta de energia e alguns candidatos não conseguiram terminar a prova em Teresina (PI) e em Uruaçu (GO). Esses alunos terão que refazer a prova em dezembro e, segundo o Inep, não serão prejudicados.

Outro candidato foi pego com maconha no bolso. Ele foi identificado pela PF (Polícia Federal), mas os responsáveis pela sala de aula em que ele estava permitiram que ele concluísse a prova.

Mendonça Filho informou ainda que a PF identificou um equipamento não-autorizado, que parecia transmissor, "mas era um fone de ouvido, era um equipamento que não poderia ser utilizado durante realização da prova".

"Está dentro do caso de eliminação. Investigação em curso pela Polícia Federal", detalhou.

Na edição de 2016, algumas pessoas foram presas em flagrante, o que não ocorreu este ano. "Em 2016 tivemos mais de 3.942 eliminações só no primeiro dia", disse o Mendonça.

O ministro destacou que a fórmula adotada em dividir as provas em dois domingos se mostrou um sucesso.

"Quero crer que até a finalização será essa a conclusão. Diminui pressão, tem um espaço de tranquilidade para esses jovens. As religiões que guardam o sábado estão ainda mais aliviadas. Colocam em condições de igualdade e respeito à sua crença”, disse.

De acordo com o Inep, o participante isento de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 que não compareceu às provas e não justificar essa ausência do sistema de inscrição do Enem 2018, por meio de documento legal, perderá o direito a nova isenção.

Fonte: AN Notícias com R7