Carregando...

Alerta!

logo Gasolina com z na prova do Enem gera polêmica na internet - Notícias - AN Notícias Gasolina com z na prova do Enem gera polêmica na internet - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 28 de Novembro de 2020

SAIBA MAIS

Dia do Soldado Desconhecido - Dia de São Rufo -
28/10/2013 10h49

Gasolina com z na prova do Enem gera polêmica na internetSegundo o Inep, gasolina com z respeita direitos autorais do autor da charge

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Uma questão na prova de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) despertou vários comentários nas redes sociais. A questão trata de uma charge que ironiza a política desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubistchek.

Na charge, o ex-presidente aparece conversando com um personagem chamado Jeca. No texto do quadrinho, a palavra gasolina aparece grafada com a letra z no lugar do s. O diálogo é o seguinte: JK - Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Que mais quer?. JECA - Um prato de feijão brasileiro, seu doutô. O texto é de autoria do chargista Théo e foi retirado do livro Uma História do Brasil através da Caricatura (1840-2001).

Também em publicação no microblog, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) diz que a questão do Enem não está errada. Segundo a autarquia, responsável pelo exame, gasolina grafada com a letra z respeita integralmente os direitos autorais da charge publicada, e ainda, na mesma charge, a palavra doutor é grafada da seguinte forma: doutô, também respeitando integralmente os direitos autorais.
Fonte: AN Notícias com Catve