Carregando...

Alerta!

logo Dia dos professores: uma reflexão necessária  - Notícias - AN Notícias Dia dos professores: uma reflexão necessária - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 15 de Novembro de 2019

SAIBA MAIS

Dia da Proclamação da República - Dia do Jornaleiro - Dia de Santo Alberto Magno - Dia do Esporte Amador -
15/10/2019 09h09

Dia dos professores: uma reflexão necessária Que esta data faça com que todos pensemos na sociedade queremos formar: um lugar de respeito e diálogo ou um espaço de guerra e violência?

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Hoje comemoramos o dia do professor. Esse profissional que está presente no início da vida dos nossos filhos e, se assim eles quiserem, pela vida toda.

No Brasil, o dia professor foi criado por D. Pedro I, quando instituiu um decreto que criou o ENSINO ELEMENTAR NO BRASIL, criando assim escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

Hoje a educação no BrasilHoje comemoramos o dia do professor. Esse profissional que está presente no início da vida dos nossos filhos e, se assim eles quiserem, pela vida toda. mostra-se bem diversificada. Quem tem dinheiro para pagar uma boa escola terá acesso a conteúdos e metodologias diversificadas. A escola pública em geral sofre com a falta de recursos e investimentos na capitação dos professores. Essa diferença se expressa claramente aos alunos na hora do vestibular ou da nota do ENEM, criando assim uma divisão clara de classes no acesso ao ensino superior gratuito.

Um outro ponto importante, é que precisamos refletir porque os professores têm sofrido tanto com estresse, ansiedade e até mesmo depressão. A síndrome de Bournout, é uma das mais diagnosticadas nessa classe de profissionais.

A sala de aula hoje tem sido um lugar de conflito e insegurança. Os alunos não respeitam mais os professores, muitas vezes os agredindo fisicamente. Não são poucas as matérias divulgadas relatando esses acontecimentos. Precisamos olhar para isso com mais atenção.

Que sociedade queremos formar? Que escola queremos? Um lugar de respeito e diálogo ou um espaço de guerra e violência como temos visto? Os pais têm uma grande responsabilidade nesse quadro. Podemos pensar que valores como respeito são aprendidos em primeiro lugar em casa? O que temos ensinado aos nossos filhos para quando estes se encontram em sociedade se comportarem sem limites?

Que  fique a reflexão sobre isso. Quando se procura uma escola para os filhos, o que você valoriza primeiro? O espaço físico? O nome e a tradição da escola? O valor da mensalidade?

Pensemos no papel e na importância do profissional que estará lá para receber as nossas crianças e adolescentes. Esse sim fará toda diferença no processo de aprendizagem. Professores desse imenso Brasil, que a crença e disposição em compartilhar o conhecimento e desenvolver as habilidades dos seus alunos permaneçam durante sua atuação em sala de aula. Vocês são para a sociedade componentes preciosos que precisam ser valorizados.

Felicidades e espaço para desenvolver um lindo trabalho a todos!

Fonte: AN Notícias com R7