Carregando...

Alerta!

logo Com eleição mais disputada em 30 anos, vitória em Pernambuco e Minas garantem reeleição de Dilma - Notícias - AN Notícias Com eleição mais disputada em 30 anos, vitória em Pernambuco e Minas garantem reeleição de Dilma - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Agosto de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Vizinho - Dia do Caçador - Dia do Maçom - Dia Nacional da Hungria e Dia de São Bernardo -
27/10/2014 10h02

Com eleição mais disputada em 30 anos, vitória em Pernambuco e Minas garantem reeleição de DilmaPetista absorve votos de Marina em reduto de Eduardo Campos. PSDB avança no DF

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Dois Estados foram decisivos para a vitória de Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB) nas eleições deste fim de semana: Minas Gerais e Pernambuco.

Em Pernambuco, onde Marina Silva (PSB) havia vencido no primeiro turno, a petista absorveu boa parte dos votos da concorrente e impôs uma diferença de 40 pontos percentuais ao tucano.

Em números absolutos, a presidente teve 1.977.285 votos a mais que Aécio, o que representa cerca de 60% da vantagem conquistada por ela no País inteiro. Em todo o Estado, Dilma só perdeu em um município: Taquaritinga do Norte.

Em Minas, segundo colégio eleitoral do País e berço político do tucano, a petista manteve a dianteira, ainda que estreita, conquistada no primeiro turno, graças aos votos do norte do Estado e do Triângulo Mineiro. No total, a presidente teve no Estado 550.425 votos de vantagem.

No Nordeste, o PT manteve a hegemonia. No Ceará, no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Sergipe, Dilma venceu em todas as cidades.

Entre o primeiro e o segundo turno, Dilma também sofreu revezes. O maior deles foi no Rio Grande do Sul, onde havia saído vitoriosa no primeiro turno e foi superada por Aécio na votação deste domingo (26). No Acre, outro Estado em que Marina ficou na primeira colocação no primeiro turno, o tucano superou a petista em 104.608 votos.

Desde 2002, o PT vem perdendo terreno ante o PSDB. Na primeira eleição de Lula, o partido havia vencido em 26 das 27 unidades da Federação. O número foi se reduzindo a cada eleição. Desta vez, os petistas foram vitoriosos em apenas 15 Estados, considerando sempre os resultados do segundo turno.

Em relação à última eleição, Dilma perdeu a hegemonia no Distrito Federal.

Fonte: R7