Carregando...

Alerta!

logo ‘Medo de reeleição’ bate recorde e 30% dos prefeitos desistem de concorrer - Notícias - AN Notícias ‘Medo de reeleição’ bate recorde e 30% dos prefeitos desistem de concorrer - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 11 de Agosto de 2020

SAIBA MAIS

Dia da Consciência Nacional - Dia da Pintura - Dia do Empregado - Dia do Garçom - Dia do Direito e do Advogado -
17/08/2016 11h59

‘Medo de reeleição’ bate recorde e 30% dos prefeitos desistem de concorrerSegundo estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), 68,79% dos atuais prefeitos tentarão se reeleger

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) neste mês de agosto revelou que atuais prefeitos de cidades brasileiras estão menos dispostos a tentar a reeleição, na comparação com os números dos dois últimos pleitos, em 2008 e 2012.

O levantamento foi feito em todos os municípios onde o chefe do Executivo exerce o primeiro mandato e, portanto, pode concorrer novamente ao mesmo cargo: caso de 4.024 cidades, entre 5.568 existentes em todo o país. Nas 4.024 cidades, apenas 2.768 prefeitos pretendem disputar a reeleição, o que representa 68,79% do total, índice inferior aos 73,2% registrados em 2012 e aos 76,9% de 2008.
 

A CNM agora aguarda a divulgação dos registros oficiais de candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se o número de fato se concretizou. As inscrições ao pleito de outubro próximo no TSE terminaram nesta semana.

Para a CNM, a “crise financeira aguda” tem ligação com a tendência de queda da participação dos candidatos à reeleição. Ao serem questionados sobre os motivos que os levam a desistir da disputa, a maior parte (35,4%) alega “dificuldades de gestão”.
 

“Esses fatos preocupam bastante a CNM e devem preocupar toda a sociedade brasileira, pois evidenciam que, independente de quem assuma o governo, tais problemas tendem a se perpetuar”, diz trecho do estudo.

Paraná

O maior porcentual de desistência é o do estado do Rio Grande do Sul, 39,22%. Já em Roraima há apenas uma desistência de candidatura. No Paraná, onde há possibilidade de reeleição em 289 das 399 cidades, o percentual também é mais alto do que o brasileiro. Dos 289 prefeitos no primeiro mandato, 225 pretendem concorrer à reeleição (77,85%).

 

 

Fonte: AN Notícias com Gazeta do Povo

Galeria de Imagens