Carregando...

Alerta!

logo Pesquisa põe Batistão à frente de Ivonéia na corrida sucessória em Mandaguari - Notícias - AN Notícias Pesquisa põe Batistão à frente de Ivonéia na corrida sucessória em Mandaguari - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Maio de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Comissário de Menores - Aniversário de Palmas e Dia do Otimismo -
12/09/2016 04h04

Pesquisa põe Batistão à frente de Ivonéia na corrida sucessória em MandaguariLevantamento de instituto de Londrina ouviu 400 pessoas no último dia 27 de agosto

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A primeira pesquisa eleitoral registrada em Mandaguari sobre as Eleições 2016 aponta liderança do atual prefeito, Romualdo Batista (PDT), em confronto com a vice Ivonéia Furtado (PPS) na disputa pela Prefeitura de Mandaguari. Segundo o levantamento, os números apontam vantagem para o prefeito com 48% das intenções de voto contra 20% de sua oponente. Chama a atenção a quantidade de indecisos: mais de 22% ainda não decidiram em quem vão votar.

O levantamento foi feito pelo instituto Arbeit, de Londrina, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05218/2016. A margem de erro da pesquisa é de 4,9%, para mais ou para menos. Com isso, os números permitem apontar que a diferença máxima seria 53% x 15% pró Batistão, e a mínima, 43% x 25%, também pró-prefeito.

Realizadas no dia 27 de agosto, as entrevistas seguiram metodologia típica dos institutos de pesquisa e foram realizadas obedecendo ao Censo do IBGE, ou seja, contemplando de forma equilibrada a população por regiões da cidade, além de sexo, idade, classe social e nível educacional.

REGISTRO

Os números foram liberados para divulgação desde o dia 4 de setembro, mas chegaram às redações dos órgãos de comunicação na sexta-feira (9), encaminhado por Alex Tonkovitch, intitulado no registro do Tribunal Superior Eleitoral como sócio do órgão. Na própria sexta, o órgão divulgou também pesquisa eleitoral no município de Rolândia.

Questionados pela reportagem sobre a pesquisa, Batistão e Ivonéia reagiram de forma diversa. “É uma satisfação e é o que sinto nas ruas. É a resposta ao trabalho sério que procuramos desenvolver”, comentou o prefeito.

Por seu lado, Ivonéia alegou que os números são mentirosos: “Algumas pesquisas são feitas na tentativa de manipular o eleitor. A população não vai votar nesse ou naquele por simplesmente achar que vai ganhar”, respondeu.

A pesquisa mostra ainda um índice de 7,5% de eleitores que declararam que votarão em branco ou vão anular o voto. Houve ainda quase 2% de pessoas que declaram que não irão votar em 2 de outubro.

Institutos como o DataFolha, por exemplo, um dos mais precisos e respeitados do país, costumam divulgar percentuais de votos válidos somente na semana da eleição, quando o índice de indecisos se torna bastante pequeno. O resultado atual não permite essa dimensão com precisão, mas em um cenário hipotético, o Arbeit transformou somente as intenções de votos nos dois candidatos, o que permite imaginar que nesse cenário, hoje, Batistão teria 70,5% das intenções, contra 29,5% de Ivonéia.

Fonte: AN Notícias com Portal Agora

Galeria de Imagens