Carregando...

Alerta!

logo Enquete do AN: voto distrital foi um dos assuntos desta semana; maioria aprovou a ideia - Notícias - AN Notícias Enquete do AN: voto distrital foi um dos assuntos desta semana; maioria aprovou a ideia - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 27 de Fevereiro de 2021

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Livro Didático - Dia de São Gabriel e Dia do Agente Fiscal da Receita Federal -
30/10/2013 03h18

Enquete do AN: voto distrital foi um dos assuntos desta semana; maioria aprovou a ideiaDeputado mineiro criou site para explicar para eleitores sobre o voto distrital

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Um deputado estadual mineiro criou um site para explicar à população como seriam as eleições se sua proposta – o voto distrital – fosse aprovada.

O voto distrital é o que divide o país em 513 distritos: um para cada vaga na Câmara dos Deputados. As eleições são dentro do distrito apenas.

Hoje, o sistema é proporcional. Cada Estado e o Distrito Federal elegem seus deputados a partir de uma lista de nomes (os candidatos) de todos os partidos. São Paulo tem direito a 70 cadeiras na Câmara e os paulistas escolhem então 70 nomes, que são candidatos para representar o eleitorado total do Estado.

No sistema distrital, o deputado representa apenas os eleitores do seu distrito.

A plataforma desenvolvida por Fábio Cherem, do PSD de Minas, simula a divisão dos Estados em distritos e cruza essa informação com os dados da eleição de 2010. É possível saber quem seriam os atuais deputados estaduais e federais de cada distrito se o sistema defendido por ele estivesse em vigor.

Um dos efeitos do voto distrital é favorecer políticos que hoje já têm votação concentrada na mesma região, em prejuízo dos que colhem votos dispersos pelo Estado. Como resultado, há deputados vitoriosos em 2010 que teriam ficado de fora e candidatos derrotados que teriam sido eleitos.

A proposta do deputado mineiro é complicada. No sistema de voto distrital puro, o país tem de ser dividido em distritos com o mesmo número de eleitores. Vale a máxima “um-eleitor-um-voto”.

A ideia do deputado mineiro admite um sistema distrital no qual os Estados seriam subdivididos em distritos e a campanha e votação seria restrita a cada um deles. Mas cada distrito elegeria, em alguns casos, mais de 1 deputado estadual ou 1 deputado federal.

O deputado Fábio Cherem pretende que seja garantida a proporcionalidade: em todos os distritos cada deputado representaria aproximadamente o mesmo número de eleitores. Mas se é assim, por que não fazer logo de uma vez 513 distritos? Fábio Cherem não explica.

O AN Notícias quis saber de seus leitores a opinião dos mesmos com relação a este assunto que ganhou a mídia nesta semana. A maioria votou favorável a ideia do voto distrital.  Veja o resultado da enquete clicando na galeria de imagens do AN Notícias.
Fonte: AN Notícias

Galeria de Imagens