Carregando...

Alerta!

logo 70 mil pessoas participaram da parada Gay de Curitiba - Notícias - AN Notícias 70 mil pessoas participaram da parada Gay de Curitiba - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 22 de Julho de 2014

Min. 13°C 25°C Max
Bom

SAIBA MAIS

Início da Semana da Agricultura - Dia Nacional do Podólogo - Dia de Sta. Maria Madalena -
14/11/2011 07h23

70 mil pessoas participaram da parada Gay de CuritibaParada da Diversidade colore as ruas de Curitiba neste domingo

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Pelo menos 70 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram da Parada da Diversidade de Curitiba, no Centro de Curitiba, na tarde deste domingo (13). O evento começou com 40 minutos de atraso, por volta das 15h40. A concentração ocorreu desde 13 horas, na Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu).

O Hino Nacional foi executado às 15h40 e em seguida os participantes iniciaram a caminhada. O trajeto foi feito pela Avenida Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

“Parada é festa, é alegria. Mas também é momento de dizer para a sociedade que temos direitos e eles precisam ser garantidos”, afirmou o presidente da Associação Paranaense da Parada da Diversidade, Márcio Marins.

O evento transcorreu sem nenhum incidente e os participantes foram escoltados pela Guarda Municipal.

O show da banda Decafonis começou por volta das 18 horas e o evento estava previsto para terminar às 20 horas.

A expectativa inicial, dos organizadores do evento, era a de que 150 mil pessoas acompanhassem a parada. O número foi estimado mesmo com o feriado, o mau tempo e o vestibular da UFPR.

O tema da Parada neste ano é “Estamos ao redor do mundo”. A temática muda todos os anos e é baseado nas demandas do movimento LGBT e no tema da InterPride, associação internacional que organiza eventos pelos direitos LGBT.

A mobilização, criada há 14 anos, tem como objetivo promover a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). A Parada Gay, como é popularmente conhecida, é organizada pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) em parceria com a Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT.

Recorde de público

Em 2010, a Parada Gay de Curitiba reuniu 150 mil pessoas nas ruas do Centro Cívico. Este é o sexto ano seguido em que a Parada é realizada no bairro, entre as praças 19 de Dezembro e Nossa Senhora da Salete.

O público do ano passado foi o maior registrado desde que foi a mobilização foi criada, e com a marca, o evento tornou-se o segundo maior evento de rua do estado. Perde apenas para a Caiobanda, trio elétrico do carnaval de Caiobá, que tem um público estimado de 200 mil pessoas.

Trânsito

Quarenta linhas de ônibus urbanos e metropolitanos que passam nos arredores do Centro Cívico tiveram seus percursos parcialmente alterados pela Urbs. As mudanças ocorrerem em horários específicos.

Até o fim da parada, a Rua Rosalvo Leitão, ao lado da Assembleia Legislativa, e o trecho da Avenida Cândido de Abreu que acompanha a Praça Nossa Senhora do Salete, do Palácio Iguaçu à rotatória, estavam bloqueadas. Motoristas procedentes da Rua Marechal Hermes, no sentido Bairro-Centro, deviam desviar pela Rua Deputado Mário de Barros. A Rua Barão do Serro Azul e seus acessos também ficaram bloqueados até as 15 horas.

Fonte: Gazeta do Povo

Galeria de Imagens