Carregando...

Alerta!

logo Relíquia da cruz de Cristo estará em exposição em Apucarana - Notícias - AN Notícias Relíquia da cruz de Cristo estará em exposição em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 27 de Novembro de 2020

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Combate ao Câncer - Dia da Infância - Dia de São Máximo e Dia do Técnico de Segurança no Trabalho -
27/05/2013 23h48

Relíquia da cruz de Cristo estará em exposição em ApucaranaCongresso em Apucarana já tem 10 países confirmados

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Delegações da Argentina, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai, Espanha, Vaticano, Índia, Itália e de diversos estados brasileiros já confirmaram participação no 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável, que acontece de 3 a 5 de junho no Cine Teatro Fênix, em Apucarana.


Considerado pelos especialistas como um evento ecumênico de grande importância social e econômica para o Brasil, contará com palestrantes e presença de líderes religiosos das mais diversas denominações. “Estamos lisonjeados em poder sediar um evento desta grandeza, que coloca Apucarana no mapa internacional das discussões ligadas ao setor de turismo religioso. Serão três dias de uma intensa programação, que vai colocar em pauta através das palestras, painéis, exposições e apresentações, assuntos relevantes da atualidade”, assinala o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), que acompanha de perto a organização do evento.


“Além dos países já confirmados, temos inscrições de delegações de várias cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Ceará. São evangélicos, católicos, muçulmanos, budistas, ortodoxos (ucranianos), hinduístas e seguidores de religiões afro-brasileiras”, detalha.


Com o tema geral “Integração e Conhecimento: A Fé em busca da Sustentabilidade”, entre os nomes de autoridades já certas no congresso internacional estão protagonistas como o professor Luiz Carlos Pugialli, presidente da Comissão Especial Governamental da 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro; diretora Comercial da Feira ExpoCatólica, Kiara Castro, ação que acontece juntamente com a JMJ; Dorival Simões, presidente do Cebras (Conselho Mediúnico do Brasil) e diretor-geral do Instituto Afro-brasileiro de Pós-Graduação e Extensão; Arcebispo de Maringá e bispo referencial da Pastoral do Turismo no Brasil, Dom Anuar Battisti; coordenador técnico da Pastoral de Turismo do Brasil e da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), engenheiro Ruben Orlando Moyano, entre outros.

((BOX))

Jornada Mundial da Juventude
 
 
Durante o Congresso Internacional de Turismo Religioso vai acontecer ainda o lançamento oficial da Jornada Mundial da Juventude. Trata-se do maior evento da Igreja Católica neste ano, previsto para julho, na cidade do Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco. A Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap) já recebeu a confirmação da presença do professor Luiz Carlos Pugialli, presidente da Comissão Especial Governamental da Jornada Mundial da Juventude que, reunirá milhares de jovens brasileiros e também caravanas de diversos países.

Relíquia da cruz de Cristo estará em exposição

Durante entrevista coletiva concedida ontem pela equipe organizadora do congresso, foi apresentada uma relíquia religiosa que ficará em exposição para o público durante os dias do evento. Trata-se de um fragmento de madeira da cruz de Jesus Cristo, que há 5 anos está sob os cuidados do padre José Antônio Bertolin, da Igreja São José, em Apucarana.


Exemplares de pequenas lascas da cruz de Jesus Cristo, cuja quantidade não chega a 100 em todo o mundo, estão sendo mantidas através dos anos por sacerdotes que recebem a missão de ser seus guardiões. “Há cerca de 5 anos, um padre de Roma me transferiu essa missão. Devido à sua idade avançada, hoje com 92 anos, ele me confiou os cuidados desse pequeno pedaço da santa cruz de Jesus Cristo, que tem um valor inestimável. E vou proceder da mesma forma quando chegar minha vez”, explicou padre Bertolin, que pertence a Congregação dos Oblatos de São José.


A relíquia da Cruz de Jesus vai ficar em exposição no altar da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, entre os dias primeiro a cinco de junho.

Fonte: AN com Prefeitura Apucarana

Galeria de Imagens