Carregando...

Alerta!

logo Em áudio, Beto Richa manda cobrar empreiteiro: ‘Vai pra cima!’; ouça - Notícias - AN Notícias Em áudio, Beto Richa manda cobrar empreiteiro: ‘Vai pra cima!’; ouça - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 16 de Novembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia Internacional da Tolerância - Dia Contra o Tabaco - Dia de Santo Edmundo -
13/09/2018 12h02

Em áudio, Beto Richa manda cobrar empreiteiro: ‘Vai pra cima!’; ouçaGravação mostra tucano conversando com delator sobre empresário que não estaria pagando propina. 'Eu não vou cobrar. Não sei de nada', diz político

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Naquela que talvez seja a mais explosiva prova da Operação Rádio Patrulha, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual nesta terça-feira, 11, o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) aparece em um diálogo pedindo para que o empresário Tony Garcia, delator do esquema, cobre um empreiteiro que, segundo a investigação, não estaria pagando propina. “Vai pra cima”, diz Richa, que está preso, junto com sua mulher, Fernanda Richa, o irmão e ex-secretário da pasta da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, além de ex-secretários e assessores.

Na conversa, Richa e Garcia falvam sobre o empreiteiro Celso Frare, dono da Ouro Verde Transportes e Locações, uma das empresas envolvidas no esquema. O empresário, que em um vídeo anexado aos processos aparece separando dinheiro vivo, também foi preso.

O áudio é um dentre os vários entregues pelo delator à Justiça. Há também conversas com os empreiteiros que participavam do esquema, que cobrava 8% do lucro bruto obtido pelas empresas com a manutenção de estradas rurais no interior do Paraná, e diálogos com José Richa Filho e outros aliados do governador, como o ex-chefe de gabinete Deonílson Roldo; o secretário de Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira; e Luiz Abi Antoun, primo de Beto.

Confira a transcrição do áudio:

TONY: Você tem falado com o CELSO FRARE?
BETO: Falei.
TONY: Quando?
BETO: Falei, anteontem.
TONY: Aonde?
BETO: No almoço na casa dos DE LARA. Com o EDUARDO CAMPOS… Mas assim, de receber, falar sozinho, não.
TONY: Ele não acertou o negócio aí.
BETO: Ahn?
TONY: Ele não acertou o negócio aí.
BETO: Ah! Ele me agradeceu, “já entrou um tico-tico lá que tava atrasado, obrigado”.
TONY: Isso.
BETO: Ele sabe que tá difícil sair, já pagaram uma parte… Bão…
TONY: Isso… Só que ele não pagou a parte que tem que pagar.
BETO: Se bobear, se não for pra cima, nós não…
TONY: Isso.
BETO: É você que ficou encarregado?
TONY: É eu que fiquei.
BETO: Então vai pra cima!
TONY: Vou pra cima, vou falar pra ele…
BETO: Eu não vou cobrar ele.
TONY: Não, você não pode! Nem você nem o PEPE.
BETO: Não sei de nada.
TONY: Deixa, você tem que ficar quieto. Fica na tua. Eu vou lá falar com ele… O outro que eu tô pegando, firme, que também que é o mais que tá recebendo e que não tá acertando, é o CASAGRANDE também. Já peguei ele também. E agora pedi pro EZEQUIAS me ajudar. “EZEQUIAS só fala pra ele o seguinte ó, que ele tem que fazer o que tá combinado com o PEPE”. O que ele tem que fazer. É o que eu vou fazer com o CELSO e com o JOEL agora também. Entendeu?

Nesta quarta-feira, a assessoria de Richa divulgou uma nota atribuída a ele: “Enfrento com serenidade e confiança qualquer acusação, mas devo dizer que eu minha família estamos sofrendo muito com o julgamento antecipado que está nos sendo imposto. Sou um homem público há mais de duas décadas, com a mesma honradez. Tenho a consciência em paz e sei que, no devido tempo, a verdade sempre se impõe. Garanto a você, que me conhece e para quem exerço com responsabilidade a vocação que Deus meu deu: nada devo e sigo confiando na Justiça”.

A defesa de Deonilson Roldo disse que ainda não teve acesso aos detalhes da investigação. O advogado Roberto Brzezinski Neto falou que Roldo “está abalado” e que a prisão foi desnecessária, uma vez que ele já tinha se colocado à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos. A defesa de Luiz Abi Antoun disse que não irá se manifestar.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Ezequias Moreira. A defesa de Pepe Richa informou que só vai se manifestar nos autos.

Fonte: AN Notícias com Veja

Galeria de Imagens