Carregando...

Alerta!

logo Prefeito de Jandaia do Sul vai a julgamento e pode perder o mandato amanhã (05) - Notícias - AN Notícias Prefeito de Jandaia do Sul vai a julgamento e pode perder o mandato amanhã (05) - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Outubro de 2021

SAIBA MAIS

Dia das Nações Unidas - Aniversário de Goiânia - Dia de São Rafael - Aniversário de Manaus e Dia do Sapateiro -
04/09/2013 11h50

Prefeito de Jandaia do Sul vai a julgamento e pode perder o mandato amanhã (05)Carneiro da Metafa vai responder ao seu segundo pedido de cassação no TRE-PR

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A Justiça Eleitoral do Paraná vai julgar amanhã (05) A quinta-feira um processo de cassação que pesa contra o atual prefeito  de Jandaia do Sul, Dejair Valério o Carneiro da Metafa. O motivo é que ele será julgado no Tribunal Regional Eleitoral em Curitiba às 14 horas.  

Desta vez o processo que já é o segundo pedido de cassação de seu mandato por irregularidades durante o pleito de 2012, é mais robusto e complicado, segundo o Advogado Aluíso Ferreira que falou ao AN Notícias. O Apucaranense vai fazer a defesa do ex-prefeito José Borba que também responde ao mesmo processo.

O que complica a ação é que a Dra. Adriana Aparecida Storoz Mathias dos Santos, Procuradora Regional Eleitoral, se manifestou favorável a mais uma sentença de cassação, a segunda, proferida pelo Dr. João Gustavo Stolsis, apoiado pela Dr. Fernanda que é Promotora Pública Eleitoral da 70ª Zona Eleitoral de Jandaia do Sul.

Em Jandaia do Sul a Justiça julgou procedente a ação de investigação judicial eleitoral interposta pela coligação Trabalho e Transparência, cassando a diplomação e o mandato de Dejair Valério e Leandro Souza Silva, atuais Prefeito e vice-prefeito de Jandaia do Sul, e declarando a inelegibilidade do José Rodrigues Borba, ex-prefeito de Jandaia do Sul por 08 anos subsequentes a eleição de 2012, e aplicando ao mesmo uma multa de 30 mil UFIRs.

A oposição acredita que em vista do exposto ficou claro o abuso de poder pedido no presente processo, haja vista que, a manifestação na sentença do Juiz Eleitoral de Jandaia do Sul, acompanhado da manifestação da Promotora Pública e agora pela Procuradora do Tribunal Regional Eleitoral.

Em ato contínuo, irá o presente processo a julgamento no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral, onde ela, a oposição,  espera por parte do Relator do Processo, Dr. Edson Vidal Pinto que também possa manter os mesmos entendimentos, já proferidos pelas outras autoridades.

Se mantida a decisão no Tribunal Regional Eleitoral, deverão tomar posse imediatamente o segundo colocado nas eleições de 2012. Assumindo como Prefeito, Benedito José Pupio e como vice-prefeito Valdecir Albieri o Cir, pelo fato de que na referida eleição nenhum dos candidatos atingiram mais de 50% dos votos válidos. 

ACUSAÇÃO

Tal  julgamento se deve em função de que na eleição para Prefeito em 2012, houve por parte dos cassados e do ex-prefeito crimes considerados eleitoral em função de: - Isenção de ITBI e fornecimento de escrituras públicas a 263 mutuários de conjuntos habitacionais num período considerado vedado por lei; - Abuso na utilização de horário eleitoral, pelo Prefeito José Rodrigues Borba, para a divulgação de benefícios aos mutuários beneficiados pela isenção do ITBI, solicitando aos mesmos voto para o seus candidatos, o então vice-prefeito atual e candidato a prefeito no pleito de 2012,  Dejair Valério e vice-prefeito Leandro Souza Silva.
Fonte: AN Notícias com TRE-PR

Galeria de Imagens