Carregando...

Alerta!

logo Reunião pública discute falta de vagas em creches em Londrina - Notícias - AN Notícias Reunião pública discute falta de vagas em creches em Londrina - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 11 de Agosto de 2020

SAIBA MAIS

Dia da Consciência Nacional - Dia da Pintura - Dia do Empregado - Dia do Garçom - Dia do Direito e do Advogado -
21/02/2017 11h26

Reunião pública discute falta de vagas em creches em LondrinaNo segundo semestre de 2016, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, houve um aumento de 30% na procura

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A demanda de vagas em instituições de Educação Infantil da rede municipal, os efeitos da redução do atendimento aos novos alunos para meio período e o planejamento da atual administração para resolver o problema serão discutidos nesta quarta-feira (22) na Câmara de Vereadores de Londrina, durante reunião pública, a partir das 14 horas. Promovido pelas comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o debate deverá reunir representantes de órgãos municipais, Ministério Público, poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidades filantrópicas e comunidade.  

De acordo com o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara, vereador Amauri Cardoso (PSDB), a decisão de abrir vagas apenas em meio período, tomada no final do ano passado pela Administração Municipal como forma de ampliar a capacidade de atendimento, tem gerado vários problemas. "As mães que trabalham o dia todo têm procurado outras soluções, como deixar os filhos sob os cuidados de vizinhas, porque não podem parar de trabalhar. Isto é muito sério. Qual a qualidade e a segurança deste atendimento? Estas são questões que precisamos debater na tentativa de encontrar soluções", ressalta o parlamentar.

 

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereador Junior Santos Rosa (PSD), afirma que é papel do Legislativo acompanhar as demandas e colaborar para a resolução dos problemas e a garantia dos direitos básicos da população. "É importante a participação dos vereadores e comunidade nesta discussão. Conhecer o planejamento do Executivo para os próximos anos vai ajudar na definição das nossas ações", completou o vereador.

 

Maior procura - No segundo semestre de 2016, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, houve um aumento de aproximadamente 30% na procura pelo ensino público, principalmente em função da crise econômica. Com isso, a fila de espera por vagas, que contava com cerca de 5,5 mil crianças em meados de junho chegou a 7 mil no mês de dezembro.

 

Foram convidados a participar da reunião pública na Câmara de Vereadores a juíza e o promotor da Vara da Infância e Juventude de Londrina, respectivamente Camila Gutzlaff e Leonardo Nogueira da Silva; a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, e o defensor público estadual Gabriel Fiel Lutz, entre outros.

Fonte: AN Notícias com CM Londrina

Galeria de Imagens