Carregando...

Alerta!

logo 17 vítimas: dengue assola a cidade de Mandaguari que é administrada pelo PT - Notícias - AN Notícias 17 vítimas: dengue assola a cidade de Mandaguari que é administrada pelo PT - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 07 de Agosto de 2020

SAIBA MAIS

Dia de São Caetano -
11/03/2015 09h02

17 vítimas: dengue assola a cidade de Mandaguari que é administrada pelo PTMandaguari tem 17 casos de dengue confirmados

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O Setor de Vigilância Sanitária de Mandaguari divulgou nesta segunda-feira (9), o quadro parcial da dengue no município em 2015. De 2 de janeiro até a manhã de hoje – ou seja, em menos de 70 dias –, foram 88 notificações de suspeitas da doença.

Dessas 88 suspeitas, 17 casos foram confirmados e 14 foram descartados. Sendo que o restante dos casos aguarda ainda resultado de exame. “É um quadro preocupante e se as pessoas não fizerem nada para acabar com os focos do Aedes Aegypti nos quintais de suas casas, nos próximos dias poderemos enfrentar uma epidemia”, ressaltou o coordenador do Setor de Vigilância Sanitária, Adriano Borges.

Um dado que chama a atenção, segundo ele, é que em média, a cada 10 notificações de casos suspeitos de dengue em Mandaguari, seis são de moradores do Jardim Progresso.

 

Trabalho

Quanto ao trabalho realizado pela Vigilância Sanitária para combater à proliferação do mosquito da dengue na cidade, Adriano ressaltou que os esforços têm sido diários, de casa em casa, e de 15 em 15 dias nos considerados pontos estratégicos, como cemitério, terrenos baldios, borracharias.

“Fazemos o trabalho de educação e orientação. Ocorre que, em alguns casos, só isso não tem resolvido, então temos tomado atitudes mais enérgicas, como abrir procedimento administrativo, levando pessoas em situação irregular até o pagamento de multa pela prefeitura. Temos encaminhado também moradores até a delegacia, em que o caso depois vira inquérito policial, vai para o Fórum, e a pessoa vai ser processada civil criminalmente, porque criar mosquito da dengue em casa é crime, leva as pessoas a óbito”, destacou.

Entre os diversos exemplos negativos encontrados em Mandaguari, o coordenador citou o de um homem que apresentou sintomas claros de dengue: muita dor, manchas pelo corpo, febre, vômito, dor de cabeça. “Fomos até a região de onde ele mora fazer o bloqueio desse mosquito, eliminando os focos e passando o veneno. Na casa desse morador, que está internado no hospital com muita dor e pedindo que as autoridades tomem providência no combate à dengue, só na casa desse senhor foram encontrados nove depósitos com água cheios de larvas da dengue. Ele próprio criou o mosquito que o contaminou e que possivelmente contaminou algumas pessoas que moram ao redor”, alertou Adriano.

“Ou seja, não adianta que essas pessoas venham pedir que a prefeitura tome providência. Todas as providências que nós podemos fazer, nós estamos fazendo. Agora é preciso que cada um assuma também suas responsabilidades. A falta de educação de alguns tem feito outros adoecerem”, concluiu o coordenador.

Fonte: AN Notícias com Agora

Galeria de Imagens