Carregando...

Alerta!

logo “Terra Roxa” é reaberta em Mandaguari - Notícias - AN Notícias “Terra Roxa” é reaberta em Mandaguari - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Junho de 2018

SAIBA MAIS

Dia Internacional da Ufologia -Dia das Empresas Gráficas - Dia do Caboclo - Dia do Disco Voador - Dia de São João -
27/07/2017 12h09

“Terra Roxa” é reaberta em MandaguariNo local foi instalada uma cancela permitindo passagem apenas a veículos com placas de Mandaguari e Marialva

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Foi reaberto na manhã desta quarta-feira (26) o trecho da Estrada Terra Roxa que é utilizado como rota alternativa à praça de pedágio no limite entre Marialva e Mandaguari. No local foi instalada uma cancela automática que, com auxílio de câmeras, identifica veículos que estejam passando pelo local e libera passagem apenas àqueles que têm emplacamento de ambos os municípios. A concessionária Viapar – responsável pela praça de pedágio local – também instalou no trecho um interfone para permitir comunicação de eventuais falhas na abertura da cancela.

A reabertura contou com a presença do prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista (PDT), integrantes do movimento “Tarifa Zero” e demais autoridades, além do prefeito de Marialva, Victor Martini (PP).

Em entrevista ao PortalAgora.com, Batistão afirmou que a instalação da cancela no trecho é um marco para a história do município. “Eu diria que foi uma grande vitória. Primeiro no entendimento entre Mandaguari e Viapar, esclarecendo que a cidade não poderia ficar isolada da região metropolitana de Maringá. E, claro, a maior conquista é da nossa população, que conseguiu a tarifa zero com inteligência e equilíbrio emocional”. O prefeito confirmou ainda que o município irá zelar pela trafegabilidade do trecho, assim como tem cuidado das outras estradas rurais de Mandaguari.

O prefeito de Marialva também comemorou a reabertura da “Terra Roxa”. “Os moradores de ambos os municípios merecem essa conquista. Agora nossos cidadãos tem garantido o direito de ir e vir livremente”, destacou Victor Martini.

Um dos líderes do movimento, Alexandre Lauro Stroher, também concedeu entrevista, e ressaltou a participação dos moradores para que a tarifa zero fosse conseguida. “Tudo começou naquele protesto em março. Hoje, pouco mais de 140 dias depois, aqui estamos, comemorando. Infelizmente boa parte da população não pode comparecer, mas mostramos que o povo unido consegue grandes vitórias, e foi isso que alcançamos ao longo de todo esse trajeto, com protestos pacíficos e muita negociação. Tudo que foi conquistado nessa jornada foi graças a união entre moradores, Executivo, Legislativo, imprensa e demais órgãos”, afirmou.

Com a reabertura, mandaguarienses passam enfim a contar com a tarifa zero ao trafegar pela “Terra Roxa”. Alternativamente os motoristas locais ainda podem utilizar a praça de pedágio pagando tarifa reduzida – há desconto de 80% para carros e 75% para motos, ônibus e caminhões de até três eixos, concedido mediante a compra de cupons – cada morador tem direito a dez cupons por mês – ou instalação de tag – em que o número de passagens com desconto é ilimitado, mas há cobrança de mensalidade referente aos custos operacionais do serviço prestado pelas empresas terceirizadas.

Nos dois casos, cupons ou tag, é necessário realizar o cadastramento do veículo junto à ARD, que a partir desta semana passa a atender de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. A Agência Regional de Desenvolvimento está localizada na Avenida Amazonas, em uma sobreloja que fica próximo à Paróquia Bom Pastor – no antigo prédio do Sicredi. Para mais informações, o telefone é o (44) 3233-3990.

Fonte: AN Notícias com Agora

Galeria de Imagens