Carregando...

Alerta!

logo Furacão e terremoto atingem a América Central - Notícias - AN Notícias Furacão e terremoto atingem a América Central - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 22 de Setembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Contador - Dia da Banana - Dia da Juventude - Dia da Defesa da Fauna - Dia do Ciclista - Dia dos Amantes -
24/11/2016 09h55

Furacão e terremoto atingem a América CentralNicarágua decretou emergência nacional após os dois fenômenos.

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

O olho do furacão Otto, vindo pelo Mar do Caribe, tocou a terra no extremo sudeste da Nicarágua na tarde desta quinta-feira (24). Com diferença de cerca de uma hora, um forte terremoto de magnitude 7,0 ocorreu no Oceano Pacífico, no lado oposto do continente da América Central.

O furacão Otto, de categoria 2, chegou com intensas chuvas e fortes ventos, de até 175 km/h, afetando não só a Nicarágua, como também o norte da Costa Rica. Já o terremoto foi sentido nesses dois países e também em El Salvador.

O epicentro do tremor foi registrado a 10,3 km de profundidade e a 153 km da cidade de Puerto El Triunfo, em El Salvador, de acordo com o USGS. O Centro de Aviso de Tsunami no Pacífico dos EUA disse que ondas perigosas podem se formar a 300 km do epicentro.

O Serviço de Emergência de El Salvador afirmou pelo Twitter que não há relatos imediatos de danos nacionalmente, mas ordenou que moradores de comunidades do litoral deixem a área. A ministra do Meio Ambiente, Lina Pohl, disse que ondas de três metros podem atingir a costa.

Devido aos dois fenômenos naturais, que não têm ligação entre si, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, declarou estado de emergência no país. Segundo o jornal nicaraguense "La Prensa", o tremor foi sentido nas localidades de Managua, Masaya, Chinandega, Granada, Matagalpa, Carazo, León e Boaco.

A Costa Rica já havia decretado emergência nacional, que provocou retiradas de moradores e turistas em comunidades no leste dos dois países.

Inicialmente o USGS classificou o terremoto como de magnitude 7,2 e informou que a profundidade havia sido a 33 km do solo, mas depois o rebaixou para 7,0 e corrigiu a profundidade para 10,3 km.

Otto  

O furacão Otto deve se enfraquecer ao se movimentar do leste a oeste e deve ser rebaixado a tempestade tropical na noite desta quinta.

Fonte: AN Notícias com G1