Carregando...

Alerta!

logo Trump faz história: é o 1º presidente americano a pisar na Coreia do Norte - Notícias - AN Notícias Trump faz história: é o 1º presidente americano a pisar na Coreia do Norte - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 14 de Dezembro de 2019

SAIBA MAIS

30/06/2019 11h21

Trump faz história: é o 1º presidente americano a pisar na Coreia do NorteMais de um ano após seu primeiro encontro em Singapura, o governante se reuniu novamente com Kim Jong-un, desta vez em um local emblemático

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Donald Trump voltou a escrever uma página da história com a Coreia do Norte neste domingo ao tornar-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar em solo norte-coreano, em um encontro com Kim Jong-un que permitiu a retomada das negociações sobre o programa nuclear de Pyongyang.

Mais de um ano após seu primeiro encontro em Singapura, os dois governantes se reuniram novamente, desta vez em um local emblemático, a Zona Desmilitarizada (DMZ) que separa as duas Coreias desde o fim da guerra da Coreia (1950-53). Acompanhado pelo líder de Pyongyang, Trump atravessou a linha de demarcação que materializa a fronteira e deu vários passos dentro do território norte-coreano, antes de voltar para o lado da Coreia do Sul.
 

Os dois posaram para os fotógrafos atrás da linha de demarcação, na localidade de Panmunjom, onde o armistício foi assinado em 1953. “É um grande dia para o mundo”, declarou o americano, antes de afirmar que estava “orgulhoso de ter cruzado a linha”. Kim Jong-un disse que espera “superar os obstáculos” graças a sua relação “maravilhosa” com Trump. “O fato de que os dois países, apesar de uma longa relação de hostilidades, podem apertar as mãos pela paz em um local que simboliza a divisão (…) demonstra que o presente é melhor que o passado”, destacou.

Kim já havia atravessado a fronteira em direção ao Sul no ano passado para sua primeira reunião na DMZ com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

 

Fonte: AN Notícias com Veja